quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

27 DE FEVEREIRO DE 1918: TROTSKY FUNDA O EXÉRCITO VERMELHO PARA DEFENDER AS CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO!


“O Exército Vermelho só podia nascer sobre uma base social e psicológica nova. A passividade, o espírito gregário e a submissão à natureza deram lugar, nas novas gerações, à audácia e ao culto da técnica”.
(A Revolução Traída, León Trotsky)

Com a vitória da Revolução de Outubro em 1917 os Bolcheviques implementaram as primeiras medidas para colocar em marcha a Ditadura do Proletariado. Após retirarem o país da Primeira Guerra Mundial, viram-se mergulhados em uma encarniçada Guerra Civil, onde os chamados exércitos brancos, apoiados pela intervenção estrangeira, colocaram o novo regime em situação bastante crítica. Nesse contexto, em 27 de fevereiro de 1918 foi oficialmente fundado o Exército Vermelho, com o objetivo de defender o novo poder soviético. No mesmo ano León Trotsky foi nomeado Comissário da Guerra, sendo então encarregado de forjar esse novo exército em seu próprio batismo de fogo. Trotsky foi o principal dirigente do Exército Vermelho até o início de 1925. A conferência do Partido Bolchevique de 19 de dezembro de 1918 aprovou a fundação do Exército Vermelho dos Operários e Camponeses. A seguir, o Conselho de Comissários Soviéticos aprovou esta resolução em 18 de janeiro e em 22 de fevereiro o jornal Pravda publicou uma proclamação com o título “A pátria socialista está em perigo, ponto de partida para a campanha de recrutamento”. Em 27 de Fevereiro Trotsky fundou oficialmente o Exército Vermelho. Ele tinha um profundo caráter de classe, o “Decreto sobre a instrução militar obrigatória”, aprovado pelo Comitê Executivo Pan-russo dos Sovietes determinava que: “a instrução militar e o armamento do povo incluíram apenas, no atual período imediato de transição, os operários e camponeses que não exploravam o trabalho alheio”. Que estes “deverão tomar as armas e incorporar-se ao Exército Vermelho, integrado pelos mais fiéis e abnegados combatentes pela liberdade e pela independência da República soviética russa e pela revolução socialista internacional”. 

Somente quando o núcleo operário do exército estava formado, a convocação dos camponeses, começando pelos mais pobres, foi implementada. Depois, recorreu-se ao alistamento geral obrigatório e, mesmo assim, em caráter experimental, começando pelos centros operários de Petrogrado e Moscou. A partir daí, todos os homens e mulheres foram submetidos à instrução militar desde a idade escolar.Elementos estrangeiros como letões, húngaros e alemães buscavam a cidadania soviética para lutar no exército. O Pravda de 24 de fevereiro de 1918 publicou uma nota assinada por norte-americanos chamando o alistamento de estrangeiros para formar um “destacamento internacional”. Os desertores e organizações que propagavam a deserção (ligados aos kulaks, parte do clero e à antiga burocracia) eram perseguidos e punidos exemplarmente. A lealdade e a disciplina ampliavam-se gradualmente, mas em todo regimento existia um núcleo bolchevique. Com isso, o que era uma massa vacilante, instável e dispersa, transformou-se em um exército.

O elemento determinante para a vitória soviética foi o heroísmo dessa vanguarda, operária e camponesa, com entusiasmo, abnegação e espírito de sacrifício. Logicamente, apoiavam-se nas conquistas da revolução, fundamentalmente na entrega da terra ao campesinato. A primeira vitória obtida pelo V Exército, dirigido diretamente por Trotsky, foi a derrota da Legião Tchecoslovaca e a reconquista de Kazan. Trotsky chegou à estação Sviesk, com seu trem blindado, trazendo 200 operários-soldados comunistas, selecionados entre os mais resolutos. Encontra-se com Vatsetis, comandante em chefe da frente, que esteve a ponto de ser capturado pelo inimigo. Com eles estavam: Rosengoltz, organizador do Conselho Revolucionário de Guerra; o Comissário Político Ivan Nikitich Smirnov, chamado de “Lênin da Sibéria”, “que não levantava nunca a voz, sereno e valente”; a escritora Larissa Reissner, que teve uma atuação de bravura exemplar; os marinheiros de Kronstadt, com sua frota chefiada por Raskolnikov. Kazan foi retomada em 10 de setembro de 1918. A partir daí a Guerra Civil mudou seus rumos.