segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PIÑERA DECLARA GUERRA AOS EXPLORADOS: É HORA DE CONVOCAR A GREVE GERAL! PC E CUT DEVEM ROMPER COM A SOCIAL-DEMOCRACIA, ORGANIZAR OS CORDÕES OPERÁRIOS PARA DERRUBAR O PINOCHETISTA ASSASSINO E TOMAR O PODER!


Após três jornadas de intensos protestos em diferentes lugares do Chile, que até agora deixaram pelo menos 11 mortos, o chacal Sebastián Piñera declarou: “Estamos em guerra contra um inimigo poderoso, que está disposto a usar a violência sem nenhum limite... Estamos muito conscientes de que os autores dos distúrbios têm um grau de organização e de logística próprios de uma organização criminosa”. Trata-se de uma farsa montada pelo pinochetista para impor o terrorismo de Estado, com seu toque de recolher e o estado de exceção. Apesar do governo ter revogado o aumento das passagens de metrô, medida que havia desencadeado os protestos, as mobilizações não cesssaram, estando colocado na ordem do dia a convocação de uma Greve Geral para unificar todos os trabalhadores e a juventude em luta pela derrubada do governo neoliberal. Longe de impulsionar a luta direta contra o facínora, o ex-presidente pelo PS e atual senador Ricardo Lagos fez um apelo pelo “diálogo” afirmando “Presidente Sebastián Piñera, não assuste os cidadãos! Não estamos em guerra. Enfrentamos uma crise política, mal gerida pelo Governo, cujo pano de fundo é a desigualdade. Estas declarações não ajudam a criar um clima de entendimento”. Como se observa trata-se da mesma política que a CONAIE utilizou no Equador, levando a derrota do movimento. Todos os partidos da velha “Concertación” e do pacto de “transição” com os genocidas propõem um diálogo com o governo. 


O Partido Comunista e a Frente Ampla prestam apenas um apoio passivo ao movimento, também fizeram um chamado ao governo para “escutar” o povo, a parar a repressão e realizar “diálogo”, buscando  estrategicamente uma saída pela “via institucional”, tanto que o presidente do PC, o deputado Guillermo Teillier declarou: “Se ele está renunciando ao governo, porque governar significa acolher as demandas da cidadania e se protege detrás dos militares, se ele não tem capacidade de governar, o melhor que poderia fazer seria renunciar e chamar novas eleições.” A direção da CUT foi no mesmo sentido, em um comunicado afirmou “As organizações sindicais presentes, em uma reunião emergencial da Unidade Sindical, exigem que o governo restaure a institucionalidade democrática, o que significa, em primeiro lugar, depor o estado de emergência e devolver os militares ao quartel. Somente depostos ao Estado de Emergência, haverá condições que permitam iniciar de maneira real, um diálogo social e político, com as organizações representativas dos trabalhadores e movimentos sociais, que responderão às demandas que são as que geraram esse estado de indignação social. As organizações presentes expressam nossa decisão de convocar uma grande greve geral que esvazie as ruas do país. Se não houver resposta do governo e uma saída imediata para o atual estado de crise das instituições democráticas, ela entrará em vigor a partir de quarta-feira, 23 de outubro”. (CUT Chile, 20.10). Diante dessa sabotagem da luta direta revolucionária faz-se necessário apoiar as tendência mais classistas e combativas do movimento, para derrotar Piñera mediante a convocação imediata de Greve Geral por tempo indeterminado. O movimento de massas deve tomar em suas mãos a resolução propositiva da crise revolucionária, derrubado o neofoascista Piñera e instaurando um governo operário e camponês no Chile, baseado em organismos de poder totalmente independentes das instituições apodrecidas do Estado Burguês, herança do Pinochetismo e sempre toleradas pela Frente Popular. Neste sentido, convocamos o PC e a CUT a romper com a social-democracia e organizar os cordões operários para derrubar o pinochestista assassino e tomar o poder!