quinta-feira, 15 de setembro de 2022

PCV FAZ GRAVE DENÚNCIA: GOVERNO MADURO PROMOVE ATAQUE DIREITISTA PARA IMPOR A ILEGALIDADE DOS COMUNISTAS VENEZUELANOS  

Diosdado Cabello, primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), acusou arbitrariamente a direção do Partido Comunista da Venezuela e seu secretário-geral, Óscar Figuera, de serem “representantes dos Estados Unidos”, entre outras graves acusações de natureza semelhante. Em resposta a essas declarações, o Partido Comunista da Venezuela (PCV) emitiu um comunicado público no qual denunciava “as intenções de ilegalizar, intervir ou anular a capacidade política legal do PCV, sob uma manobra semelhante à aplicada contra partidos como o PPT e o Tupamaro” (ver vídeo). Essa escalada se tornou mais grave nos últimos dias, diante das novas declarações do líder do PSUV, Diosdado Cabello, tentando vincular o PCV a um ex-ministro dos presidentes Hugo Chávez e Nicolás Maduro acusado de atos de corrupção na PDVSA, e as informações de que esferas governamentais promoverão a desqualificação, a retirada da imunidade e a cadeira do Deputado da Assembleia Nacional Oscar Figuera, além de outras ações judiciais contra a institucionalidade do PCV. Desde a LBI repudiamos esses ataques arbitrários ao PCV que ocorrem justamente quando Maduro busca uma aproximação do imperialismo ianque diante da crise do petróleo que assola os EUA.


Durante o processo eleitoral de 2020, o PCV já havia denunciado que o Conselho Nacional Eleitoral desqualificou injustificada e arbitrariamente várias candidaturas da Alternativa Popular Revolucionária (APR) para governadores e prefeitos, incluindo a candidatura na cidade de Caracas. Soma-se a essas irregularidades a censura de todas as candidaturas da APR, que foram impedidas de divulgar suas propostas nos meios de comunicação. Esta situação de censura foi posteriormente transferida para a Assembleia Nacional, onde até à data atual, o deputado eleito pela APR/PCV, Óscar Figuera, continua a ter negado e restringido o seu direito à fala, quase dois anos após a posse.

Trata-se de um grave ataque as liberdades democráticas por parte do governo Maduro no momento em que tenta se aproximar do imperialismo ianque através da venda de petróleo. 

A LBI se solidariza com o PCV e rechaça as acusações do governo do PSUV. Nossas diferenças com o PCV não nos impedem de prestar irrestrito apoio a sua luta contra as arbitrariedades direitistas do governo Maduro!