sábado, 24 de setembro de 2022

QUEM O PSTU DESEJA ENGANAR? MORENISTAS IRÃO VOTAR EM LULA NO 2º TURNO ADOTANDO A POLÍTICA ANTI-TROTSKISTA DO “MAL MENOR” 

O PSTU lançou o enganoso Editorial “Derrotar o inominável, sim! Mas escolher mal menor, não!” (21.09). Quem vê a primeira vista pensa que os Morenistas não irão votar em Lula no 2º turno e adotarão a posição do voto nulo. Ledo engano!!! Esses revisionistas do Trotskismo lançaram a candidatura de Vera apenas para consumo interno e na campanha eleitoral desse 1º turno foram linha auxiliar do PT, aconselhando Lula. Por essa razão adotarão a política anti-Trotskysta do suposto “mal menor” no 2º turno entre as duas principais candidaturas burguesas, aderiando a dobradinha petucana inimiga dos trabalhadores. Cinicamente, o PSTU afirma que “O que chamam de 'voto útil', ou seja, o voto na chapa Lula-Alckmin para liquidar a fatura no primeiro turno, é um voto inútil para a classe trabalhadora. Isso porque ele não avança na consciência de classe, na organização e na mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, os únicos que realmente podem derrotar, para valer, Bolsonaro e resolver o desemprego, a fome e a carestia”. Mas então porque os Morenistas irão votar em Lula no 2º turno? A resposta é porque capitularam a pressão do PT e da candidatura burguesa de Lula, não desejando se isolar no arco político da frente popular que controla os sindicatos, fonte de renda parasitária da esmagadora maioria dos dirigentes morenistas.

Para enganar tolos o PSTU afirma que “A chapa Lula-Alckmin sinaliza à população que basta votar para tirar Bolsonaro. E pronto. E que os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras são os mesmos dos banqueiros, dos grandes empresários e do agronegócio. E não antagônicos. Inevitavelmente, contudo, um futuro governo de aliança de classes vai atacar os trabalhadores, como o próprio Meirelles já vem adiantando, e o que pode restar é decepção, a desorganização e a desmoralização”. Apesar de todos esses argumentos, o PSTU irá servilmente votar em Lula, levando a desmoralização de sua militância e demonstrando que não fazem um combate de princípios a Frente Popular.

Não por acaso, o PSTU esclarece que “Derrotar Bolsonaro passa por resolver o desemprego, a fome e a carestia, além de todos os demais problemas que afligem a classe trabalhadora. E, pra isso, é preciso atacar os super-ricos e bilionários. Por isso, a tarefa neste 1º turno é apresentar, contra o inominável, uma alternativa de independência de classe, como faz o Polo Socialista e Revolucionário e o PSTU”. 

Em resumo, no 1º turno os Morenistas chamam voto em Vera para marcar posição testemunhal, no 2º turno irão seguir a maré reformista da frente popular escolhendo o suposto “mal menor” que na verdade é o peão preferencial do grande capital na disputa presidencial.