sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

APÓS 41 NO CÁRCERE DO IMPERIALISMO IANQUE: HOJE, SEXTA-FEIRA 16/12, MUMIA ABU-JAMAL TERÁ SEU PROCESSO REVISADO PELA JUSTIÇA DOS EUA 

Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, o ativista negro encarcerado nos EUA, Mumia Abu-Jamal, terá o que pode ser sua última chance de ter acesso a um novo julgamento que leva em consideração evidências recém-descobertas, que lançam dúvidas sobre a validade de sua condenação por assassinato de um policial ianque em 1982. Abu-Jamal é jornalista e um ex-militante Pantera Negra que já passou 41 anos preso pela morte do policial Daniel Faulkner, da qual sempre se declarou inocente. 

Sua equipe jurídica sustenta que as evidências encontradas em caixas(arquivos)no Gabinete do Procurador Distrital da Filadélfia em 2019 mostram que seu julgamento foi contaminado por viés político e ideológico, bem como má conduta policial e do promotor, exemplificado pela ocultação de evidências e suborno ou coação de testemunhas a mentir. A juíza Lucretia Clemons, da Filadélfia, expressou sua inclinação em negar o pedido de Mumia para um novo julgamento, mas disse que anunciaria sua decisão final nesta sexta-feira. 

Discutimos o assunto com Wendell Griffen, o juiz do circuito de Arkansas que buscava a soltura de Abu-Jamal. Griffen argumenta que o juiz Clemons deveria ter em mente que Mumia já deveria ter sido libertado por causa das irregularidades em seu julgamento e sugere que, se isso não aconteceu, é principalmente por desejo de vingança.  “Com a investigação e o processo judicial malfeitos, Mumia Abu-Jamal foi processado injustamente, condenado injustamente, sentenciado injustamente e agora está preso injustamente”, diz Griffen."Mas a sede de sangue do nosso sistema nos impede de reconhecer isso." 

Desde nossas modestas forças políticas no Brasil, nós da LBI chamamos o conjunto do movimento operário, popular e democrático a retomar a campanha de massas pela liberdade imediata de Abu-Jamal!