sábado, 10 de dezembro de 2022

ANUNCIADOS 5 MINISTROS DO GOVERNO LULA&ALCKIMIN: UM GABINETE ESCOLHIDO A DEDO PARA SERVIR A BURGUESIA 

Lula anunciou os nomes de cinco ministros do futuro governo petucano e confirmou Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. Quatro novos ministros participaram do anúncio ao lado de Lula: Fernando Haddad assumirá o Ministério da Fazenda; Flávio Dino, o da Justiça e Segurança Pública; Rui Costa, a Casa Civil; José Múcio Monteiro, o da Defesa; e Mauro Vieira será o novo ministro das Relações Exteriores. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma nota sobre a nomeação de Haddad. Disse que ele é um político experiente, afeito ao diálogo, com qualidades reconhecidas e que já assumiu compromisso com o crescimento, a agenda social e a responsabilidade fiscal, em resumo, os rentistas apoiaram seu nome. Trata-se dos primeiros nomes de um gabinete escolhido a dedo para servir a burguesia e aplicar o plano neoliberal de ataque aos trabalhadores!

Lula antecipou o anúncio que estava previsto para a próxima semana. Com isso, a expectativa é facilitar as negociações para aprovação da PEC do Bolsa Família na Câmara com o Centrão. A proposta já passou pelo Senado. “Eu já conversei duas vezes com o presidente Lira, eu conversei duas vezes com o presidente Rodrigo Pacheco e se for preciso conversar dez vezes eu conversarei dez vezes para que a gente possa fazer aquilo que for melhor para o povo brasileiro no começo do nosso governo”, afirmou Lula.

A negociação da PEC também está na mira do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nesta sexta-feira (9), ele fez questão de reafirmar o compromisso com o controle das contas públicas, ou seja, com o ajuste neoliberal. O tema é considerado fundamental. Haddad disse que tem um histórico de administração responsável. “Olha o investment grade da prefeitura de São Paulo. Fui o primeiro prefeito a conseguir grau de investimento no país. Se você não olhar a trajetória da pessoa, você vai cair em fake news. Vai sair no ano que vem. Temos prazo inclusive na Constituição para fazer o arcabouço fiscal’, disse Haddad. Além do Ministério da Fazenda, a área da economia terá ainda os ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

Flávio Dino disse que a preocupação do presidente eleito é manter diálogo com policiais e agentes de segurança, ou seja, vai manter intacto o aparato de repressão do Estado burguês. “Quero consignar aos policiais, suas famílias, todos os profissionais de segurança pública, que o presidente Lula determinou que na transição e também no exercício do governo nós estejamos muito próximo dos policiais. Não há nenhuma razão para não haver amplo diálogo com todos os profissionais da segurança pública e isso vai ocorrer por determinação do presidente Lula”, afirmou.

Associações de trabalhadores na área, como Associação dos Delegados da Polícia Federal, dos peritos criminais federais, e Associação Nacional dos Policiais Federais divulgaram notas em apoio à nomeação de Flávio Dino e à indicação de Andrei Passos Rodrigues e em defesa de uma Polícia Federal "independente, republicana e de estado". Como sabemos a PF é uma arma política da burguesia para chantagear os seus gerentes de plantão, como fez com o próprio Lula no episódio de sua prisão.

O futuro ministro da Defesa, José Múcio, também já anunciou indicações para cargos. Disse que seguiu o critério da antiguidade para escolher os comandantes das Forças Armadas: o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno para a Aeronáutica; na Marinha, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; no Exército, o general Júlio Cesar de Arruda; e o almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire para comandar as Forças Armadas. A atitude mostra deferência com a independência militar. “Vamos conversar para que tudo seja tranquilo como se fosse uma passagem de comando, uma mudança de guarda. Tem que apaziguar, esse é o papel principal, a harmonia entre as forças”, disse José Múcio demonstrando que é refém do alto-comando das FFAA.

Como podemos ver trata-se de um governo que os principais ministros em ampla apoio da burguesia, dos rentistas e do alto comando das FFAA, ou seja, dos inimigos de classe dos trabalhadores!