sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

RÚSSIA DENUNCIA: CENTENAS DE MILITARES NORTE-AMERICANOS ESTÃO NA UCRÂNIA

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, denunciou que centenas de militares norte-americanos foram enviados à Ucrânia, incluindo soldados, conselheiros militares e oficiais da inteligência, o que indica o envolvimento direto dos EUA no conflito. Durante entrevista a uma emissora russa, Lavrov comentou o profundo envolvimento de Washington nas hostilidades ucranianas. “Dezenas, talvez centenas de soldados americanos estão na Ucrânia, eles estavam lá antes mesmo do golpe. Oficiais da CIA ocuparam pelo menos um andar do Serviço de Segurança da Ucrânia”, afirmou Lavrov, referindo-se à destituição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich. 

Lavrov também afirmou que os militares norte-americanos baseados em Kiev forneceram conselhos significativos às autoridades ucranianas. “Os especialistas militares estão empenhados não apenas em fazer visitas ao Ministério da Defesa da Ucrânia, mas em fornecerem consultoria direta e talvez até mais do que serviços de consultoria”, destacou. 

O ministro ainda ressaltou que uma equipe de especialistas norte-americanos, criada depois que as autoridades dos Estados Unidos exigiram um mecanismo mais robusto para rastrear bilhões em ajuda letal, viajou à Ucrânia para monitorar o fluxo de armas ocidentais ao país. "Os Estados ocidentais declararam 'guerra' à Rússia quase uma década atrás; logo após a revolução Euromaidan de 2014, que teve apoio militar dos EUA e da OTAN ao governo pós-golpe", enfatizou.