terça-feira, 6 de dezembro de 2022

COPA DA FIFA NO CATAR: VITÓRIA ÉPICA DA SELEÇÃO DO MARROCOS SOBRE A ESPANHA É DEDICADA A PALESTINA E SUA LUTA CONTRA O ENCLAVE SIONISTA!

A heróica seleção do Marrocos surpreende a “favorita” Espanha e se classifica de forma épica para as quartas de finais da Copa da FIFA do Catar, um feito inédito. A seleção marroquina segurou empate em 0 a 0 no tempo normal, na prorrogação e garantiu a vaga nos pênaltis, com vários de seus jogadores dedicando a vitória a causa palestina e a luta contra o enclave sionista! Viva a grande vitória do Marrocos! Além disso, o jogo aconteceu na mesma semana em que o Congresso da Espanha debate a atuação dos governos de ambos os países no caso mais mortal de repressão aos imigrantes em fronteiras europeias das últimas décadas.

Em junho deste ano, centenas de imigrantes tentaram pular a cerca que divide o Marrocos da cidade espanhola de Melilla - a maioria deles eram refugiados de Darfur, no Sudão, que têm direito ao asilo na Europa por fugir de uma região de conflito. 

As polícias da Espanha e do Marrocos, cada uma de seu lado da fronteira, reagiram com forte repressão, e 23 imigrantes morreram durante a tentativa de cruzar a fronteira.

Policiais dos dois lados são acusados de agredir com cassetetes, espancar e lançar gás lacrimogêneo em excesso contra os imigrantes, além de empilhar feridos no chão uns em cima dos outros, como mostrou uma enxurrada de vídeos divulgados nas redes sociais que mostram que foram os policiais espanhóis os principais responsáveis pelas mortes.

À época, o governo espanhol negou que houve violações de direitos humanos em seu territórios, mas as principais organizações que atuam na cidade apontam que imigrantes morreram também do lado da Espanha da fronteira.

Para completar a complexa relação, dois jogadores da seleção marroquina - o goleiro Munir Mohamedi e o Achraf Hakimi - a estrela do time norte-africano - nasceram na Espanha, mas optaram por defender o país de seus pais.