domingo, 26 de fevereiro de 2023

NADEZHDA KRUPSKAYA NASCE EM 26 DE FEVEREIRO DE 1869: DEFENSORA DO FEMINISMO REVOLUCIONÁRIO FRONTALMENTE OPOSTO AO IDENTITARISMO POLICLASSISTA

Reivindicar o papel fundamental das mulheres na Revolução Bolchevique de 1917 é uma tarefa que os Marxistas devem assumir devido às suas contribuições históricas na luta pela imposição da Ditadura do Proletariado. Passando pelo exílio e pela prisão, participando de reuniões clandestinas e lutando para derrubar um czar opressor, as revolucionárias russas são um exemplo de bravura e tenacidade da classe operária em seu conjunto. Por ocasião do aniversário de seu nascimento, queremos resgatar a vida e o legado de Nadezhda Krúpskaya, uma combatente ativa da Revolução Russa no contexto do triunfo bolchevique contra o regime do Czar Nicolau II. 

Seu papel de companheira de Lenin transcendeu em muito na antiga URSS, assim ela se tornaria uma das principais promotoras do sistema educacional soviético. Nadezhda Krúpskaya nasceu em São Petersburgo em 26 de fevereiro de 1869. Desde muito jovem foi fortemente influenciada pelas ideias revolucionárias de seus pais. 

Ele vinha de uma família nobre, seu pai Konstantín Krupski era um oficial militar russo do Império, e sua mãe, Yelizaveta Tistrova, era descendente de nobres. No entanto, eles careciam de títulos e riqueza.

O pai e a mãe de Nadezhda pertenciam a um círculo de jovens intelectuais russos que não se conformavam com o ambiente conservador da época, nem com os abusos dos gendarmes czaristas, e embora não pertencessem diretamente a nenhum círculo revolucionário, eles compartilhavam as ideias de La Voluntad del Pueblo, uma organização populista que se opôs abertamente ao regime monárquico. Devido às suas ideias revolucionárias, seu pai foi julgado e quase acabou na prisão.

Não é surpreendente, então, que, desde a infância, Nadezhda assumiu aquelas idéias revolucionárias que foram cultivadas em sua família.  Após a morte repentina de seu pai em 1883, seguindo os passos de sua mãe, Krúpskaya, de apenas 14 anos e ainda estudante do ensino médio, trabalhou como professora para sobreviver.

Desde muito jovem, ela sabia muito bem o que queria da vida: ser professora e lutar contra a ignorância e a opressão em todas as suas manifestações.  Durante sua juventude, ele se interessou por teorias reformistas e começou a ler sobre a moderação da riqueza. Nessa época, ela já era uma mulher notável, graduando-se no ensino médio em 1887 com honras e, em 1889, ingressou na Faculdade de Ciências Físico-Naturais dos Cursos Superiores Femininos de Bestuzhev em São Petersburgo.

No entanto, esse ambiente de censura e falta de discussão teórica a que foi submetida nas aulas fez com que Nadezhda abandonasse os estudos, passando a participar em vários círculos de discussão, aproximando-se das teorias de Karl Marx e Friedrich Engels. Foi assim que foi trabalhar como professora em uma escola noturna para trabalhadores em um bairro popular da capital, onde lecionou história, geografia e matemática.

O interesse de Nadezhda pela educação pública estatal e pela política cultural o levou a ingressar na Liga de Luta pela Libertação da Classe Trabalhadora, uma organização política social-democrata, cujos membros eram em sua maioria estudantes universitários que optaram por se envolver na luta revolucionária das massas de trabalhadores por meio da distribuição de literatura marxista e da organização de greves em fábricas e oficinas.

É durante seu ativismo político que Nadezhda se reunirá em uma das atividades da Liga, com o jovem Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lenin. Ambos foram presos por seu ativismo dentro da Liga e levados para o exílio no leste da Sibéria. Foi no ano de 1898 que eles se casaram em uma aldeia em Shushenskoye.

Embora as condições de exílio na Sibéria não fossem as melhores, Nadezhda continuou com seus deveres políticos.  É aí que escreve o seu primeiro texto “A Mulher Trabalhadora”, onde, na perspetiva marxista, exprime a sua opinião sobre o papel da mulher na família, na educação e na sociedade.

Após a extinção da Liga, nasceu o Partido Operário Social-democrata da Rússia, cuja ala mais radical era chefiada por Lênin e receberia o nome de Bolchevique. Após o exílio na Sibéria, o casal emigrou para a Europa, morando em Munique, Londres e Genebra. Nadezhda se tornaria um membro fundamental do Partido, porque graças aos seus conhecimentos de francês, inglês e alemão, ela se encarregaria de cuidar da correspondência e da tradução de materiais da imprensa russa e europeia.

Seu trabalho político foi marcado por suas várias análises em jornais de emigrantes socialistas russos, como Iskra, enquanto escrevia seus próprios artigos. Em 1905 ela retornou à Rússia, mas após a derrota da primeira tentativa de revolução, ela foi forçada a retornar ao exílio na Europa. Apesar de seus contínuos problemas de saúde devido a uma doença autoimune da tireoide e da derrota de 1905, Nadezhda nunca abandonou seu espírito de luta ou sua atividade política.

Nadezhda continuou a trabalhar como professora em escolas de treinamento de trabalhadores em Longjumeau, perto de Paris, e dirigiu vários jornais políticos onde escrevia constantemente. Antes de 1917, Krúpskaya já havia escrito cerca de trinta artigos em várias revistas e jornais russos (jurídicos e clandestinos), dedicados sobretudo ao tema que mais lhe interessava: os problemas da pedagogia e da educação popular, no contexto das mudanças radicais que ocorreram. sendo forjado e isso traria a revolução socialista.

Em seus escritos, Nadezhda defendeu a co-educação, a abolição das restrições à educação feminina e a introdução de uma ética de trabalho em todos os programas acadêmicos. Em 1915, escreveria sua obra mais longa, na qual apresentava suas ideias teóricas de seu conceito de educação socialista, intitulado Educação pública e democracia.

Após o triunfo da revolução em 1917, Nadezhda voltou à Rússia para completar suas funções políticas, foi nomeada deputada, onde assumiria o comando da Divisão de Educação de Adultos, e em 1920 tornou-se presidente do Comitê de Educação e foi Comissária do Educação Adjunta, tornando-se a primeira mulher Ministra da Educação na história.

Destacou-se por defender a organização das escolas, currículos escolares, formação de professores, educação de adultos, eliminação do analfabetismo, formação infantil e grupos juvenis. Nadezhda foi sem dúvida central para a formação do sistema educacional soviético.Da mesma forma, foi fundamental para o desenvolvimento da Biblioteca Soviética.

Após a morte de Lenin em 1924, Nadezhda passou algum tempo fora da vida pública e retomou a atividade em 1931, foi nomeado membro do Comitê Central do Partido Comunista, membro do Comitê Supremo e Cidadão Honorário. 

Ela finalmente morreu em Moscou em 27 de fevereiro de 1939. Nadezhda entraria para a história como uma das mulheres mais fundamentais da Revolução Russa por suas contribuições teóricas e práticas para o sistema educacional soviético.