domingo, 19 de fevereiro de 2023

NOVA PROVOCAÇÃO DO IMPERIALISMO IANQUE CONTRA O ESTADO OPERÁRIO NORTE-COREANO: EUA E COREIA DO SUL REALIZAM OFENSIVOS EXÉRCÍCIOS MILITARES 

A Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram exercícios militares conjuntos neste domingo (19/02), uma verdadeira provocação realizada um dia após a Coreia do Norte lançar defensivamente um míssil de longo alcance em teste soberano. A Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental Hwasong-15 (ICBM) no sábado, o segundo com o maior alcance potencial em seu arsenal. O projétil percorreu mais de 900 quilômetros antes de cair nas águas da zona. Os recentes testes de mísseis em meio as provocações organizadas por Biden na península coreana é um ato de autodefesa do Estado operário norte-coreano diante das provocações do imperialismo. 

A imprensa pró-imperialista em todo planeta faz alarde acerca dos testes nucleares promovidos pela Coreia do Norte, afirmando serem uma “ameaça à humanidade”. Oculta, criminosamente, que só na Coreia do Sul, um enclave criado e militarizado pelos EUA, há um contingente militar acima de 40 mil soldados, mais de mil ogivas nucleares apontadas para o Norte.

Como explicar que a Coreia do Norte não pode lançar um satélite ou inclusive testar um míssil ou uma bomba H, se quem a condena, os EUA, têm 439 satélites em órbita, sendo 98 deles para uso especificamente militar? Diante dessa realidade de conflito permanente não negamos a possibilidade da Coreia Popular, devido ao isolamento econômico imposto pela China restaurada e das provocações do império ianque, ser forçada a utilizar suas ogivas atômicas ou termo-nucleares contra o território “enclave” da Coreia do Sul ou mesmo o Japão.

Com o fim da URSS e a perda dos parceiros comerciais do Leste europeu, a Coreia do Norte viu sua economia contrair-se em 30% nos cinco anos que se seguiram a 1991. Restou a China, hoje convertida ao capitalismo. A intensa reação ideológica mundial patrocinada pela mídia imperialista e o cerrado bloqueio econômico tendem, cada vez com maior intensidade, a estrangular o Estado operário.

Como Marxistas Revolucionários, não podemos assumir diante de um conflito que pode ter proporções nucleares a “posição de avestruz” da maioria das correntes revisionistas, por isto declaramos em “alto e bom som” nosso apoio ao Estado Operário norte-coreano, apesar da burocracia dinástica que o governa. Devemos mobilizar amplos setores do proletariado e da juventude para repudiar as provocações militares do império ianque contra a Coreia do Norte e apontar o governo Biden como responsável pela escala militar.

Por outro lado, não devemos nutrir a menor confiança política na capacidade de resistência da burocracia stalinista coreana, pronta para capitular a qualquer momento em troca de sua própria sobrevivência enquanto uma casta social privilegiada.

A tarefa que se impõe no momento é o chamado ao conjunto do proletariado asiático que se unifique na bandeira da derrota do imperialismo ianque e seus protetorados militares da região, em particular convocando a classe operária do Sul para cerrar fileiras na luta pela reunificação socialista do país.