LUTA CONTRA A OFENSIVA NEOLIBERAL: COMEÇA A MAIOR GREVE DOS TRABALHADORES NA SAÚDE DA HISTÓRIA DO REINO UNIDO
O Reino Unido enfrentará a maior greve de profissionais da saúde de sua história nesta segunda (6), quando dezenas de milhares de enfermeiros e trabalhadores de ambulância aderirem à greve em meio a uma crescente disputa salarial com o governo britânico. Enfermeiros e trabalhadores de ambulância têm feito paralisações separadamente desde o final do ano passado, mas a greve unificada prevista para segunda-feira (6), envolvendo ambos, principalmente na Inglaterra, representará a maior na história de 75 anos do Serviço Nacional de Saúde (NHS).É necessário cobrir da mais ampla solidariedade essa luta que coloca em xeque o conjunto do regime politico britânico!
Os trabalhadores da saúde estão exigindo um aumento salarial alinhado à pior inflação em quatro décadas no Reino Unido. Cerca de 500 mil trabalhadores, muitos do setor público, têm realizado greves desde o verão europeu no ano passado, aumentando a pressão sobre o primeiro-ministro, Rishi Sunak, para resolver os conflitos e limitar a interrupção dos serviços públicos, como ferrovias e escolas.
Contra o desmonte do NHS os trabalhadores da saúde estão na luta, é necessário unificar a paralisação com a greve geral de todas as categorias!