quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

ENTREVISTA COM CIDA ALBUQUERQUE DA OPOSIÇÃO DE LUTA DOS PROFESSORES DE FORTALEZA: “OS GOVERNOS SARTO, ELMANO E LULA ESTÃO JUNTOS PARA IMPOR O ARROCHO SALARIAL AO CONJUNTO DOS TRABALHADORES! CONTRA ESSES ATAQUES DECRETAMOS HOJE A GREVE GERAL DO MAGISTÉRIO!”

Blog da LBI: Os professores de Fortaleza decretaram hoje greve geral. O que levou a categoria a tomar essa decisão?

Cida Albuquerque: O motivo primeiro da decretação da greve dos trabalhadores em educação de Fortaleza é a negativa do prefeito Sarto (PDT) de pagar os 14,95% do piso nacional do magistério linear para toda a carreira. Soma-se a isso, o fato de que Lula (PT) não deu o aumento prometido na campanha presidencial do salário mínimo e ainda confiscou nosso salário com Imposto de Renda para quem ganha mais de 1.900,00 reais, o que atinge parte da categoria. Além disso nossa luta é em solidariedade as outras categorias, como os servidores do estado, que estão com os salários congelados pelo governo Elmano (PT). Os governos Sarto, Elmano e Lula estão juntos para impor o arrocho salarial ao conjunto dos trabalhadores e contra esses ataques decretamos hoje a greve geral do magistério! 

Blog da LBI: Como a diretoria do Sindiute, que representa os professores de Fortaleza, vem organizando a luta?

Cida Albuquerque: A direção do sindicato é controlada pela Articulação (CUT). Esse grupo impôs hoje uma derrota a nossa luta, ele chantageou a categoria para que fizesse a greve com data marcada para acabar, a próxima quarta-feira, dia 8, independente se o prefeito anuncie que irá pagar o reajuste de 14,95% ou não. Além disso temos várias outras pautas, como o fortalecimento do EJA e melhores condições de trabalho que não vem sendo atendidas, nossos direitos seguem sendo atacados. A direção petista do Sindiute age em parceira com Lula, Elmano e Sarto para limitar nossa luta, amedrontando a categoria e sempre usando o perigo da greve ser colocada na ilegalidade para fechar um acordo rebaixado com a prefeitura.

Blog da LBI: Qual o chamado que a Oposição de Luta faz aos professores?

Cida Albuquerque: Nosso chamando para a base da categoria e, na assembleia geral de hoje, foi no sentido de decretar a greve geral dos trabalhadores por tempo indeterminado. Somente com uma proposta que atenda nossas reivindicações iniciaríamos o ano letivo. Propomos nova assembleia na próxima semana para avaliar a proposta da prefeitura e continuar a luta até a vitória. Infelizmente a direção do sindicato manobrou a assembleia e impôs sua política de colaboração de classes. Agora é intensificar a mobilização nas escolas e locais de trabalha, radicalizar a luta, parar 100% dos trabalhadores em educação de Fortaleza e arrancar o reajuste integral e outros itens de nossa pauta, construindo um polo de luta classista e revolucionário na categoria!