segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

DURA REPRESSÃO DO GOVERNO “CIVILIZATÓRIO” FRANCÊS CONTRA MANIFESTANTES: DERROTAR A REFORMA NEOLIBERAL DA PREVIDÊNCIA DE MACRON! 

Na França cerca de 1 milhão de pessoas marcharam neste último sábado (11/02) contra a reforma da previdência, na quarta jornada de mobilização nacional que vive o país desde o princípio do ano. Milhares de ativistas se manifestaram por toda a França para mostrar seu rechaço  a reforma da previdência proposta pelo Governo de Emmanuel Macron, que elevaria a idade de aposentadoria de 62 a 64 anos.

Em cidades como Paris, Rennes e Nantes houve violentos confrontos com a Polícia. Em vídeos postados nas redes sociais é possível ver um carro de polícia capotado e vários incêndios queimando nas ruas de Paris. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Os protestos terminaram com pelo menos mais de 50 detenções no país que se orgulha do patrimônio da “democracia”.

É provável que a multitudinária mobilização deste sábado encerre um primeiro capítulo da luta antes do início do novo ano legislativo que começa no início de março. Esse momento pode dar início a uma nova fase da luta ainda mais radicalizada, onde os trabalhadores de base, apesar dos burocratas dirigentes sindicais, comecem a discutir com independência dos pelegos traidores um plano de luta que comece a preparar uma massiva greve geral por tempo indeterminado. Esta é a única maneira de derrotar a reforma do “civilizatório” Macron e o conjunto do regime democrático burguês.