sábado, 4 de fevereiro de 2023

UM BALÃO CIVIL QUE PODERIA DETONAR UMA GUERRA MUNDIAL: IMPERIALISMO IANQUE EXPLODE O EQUIPAMENTO BUSCANDO FUSTIGAR A CHINA SEU MAIOR ADVERSÁRIO MILITAR E ECONÔMICO DO PLANETA 

Os militares dos EUA derrubaram o suposto balão de "vigilância" chinês na costa do estado da Carolina do Sul neste sábado (04/02).Circulam nas redes vídeos que mostram o momento exato da derrubada do instrumento de aferição climático chinês. Pouco depois, o Secretário do Departamento de Defesa, Lloyd Austin, confirmou que o balão havia sido abatido por um caça americano. O chefe do Pentágono acusou que a “aeronave” chinês estava sendo usada para monitorar as instalações estratégicas do país. A ordem do abate foi dada pessoalmente pelo presidente Joe Biden, apoiada pela cúpula militar do Pentágono.

Antes de efetuar a operação militar a Administração Federal de Aviação (FAA) fechou três aeroportos nos estados da Carolina do Sul e da Carolina do Norte, como parte de “um esforço de segurança nacional” a pedido do Departamento de Defesa. 

A aeronave procedente da China sobrevoou as Ilhas Aleutas no Mar de Bering e veio via Canadá para o estado americano de Montana, que abriga um dos três campos de silos de mísseis nucleares na Base Aérea de Malmstrom. Mais tarde, o balão continuou se movendo pelo país norte-americano até sua explosão na costa leste, até finalmente, o governo Biden decidir se livrar do balão, que é de natureza civil segundo a versão oficial de Pequim. 

O Ministério das Relações Exteriores da China informou que o balão decolou do país asiático e é de natureza civil.  "É um dirigível civil usado para fins de pesquisa, principalmente meteorológicos", esclareceu um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China na sexta-feira. Além disso, ele explicou que a aeronave "desviou muito da rota pretendida" devido aos ventos fortes e à capacidade limitada de autodireção.

Desde o governo do Partido Comunista chinês, também denunciaram que alguns altos funcionários e meios de comunicação dos Estados Unidos se aproveitaram da situação para denegrir o país asiático.  "Alguns políticos e a mídia dos EUA exageraram o fato para atacar e difamar a China. O lado chinês se opõe fortemente a isso", declarou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Por outro o Departamento de Defesa dos EUA rejeitou as alegações da China de que o balão é de natureza civil e afirmou que o dispositivo é para fins de espionagem.  "Sabemos que é um balão de vigilância. É um dispositivo manobrável e mudou de curso", disse Ryder.

Na elevação da escalada de provocação a China, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, declarou que adiou uma viagem à China após o incidente. O chefe da diplomacia ianque disse ao chefe do Gabinete de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, Wang Yi, que o voo de balão sobre os EUA é um ato "irresponsável" que viola a soberania do país e o direito internacional, ao mesmo tempo em que "mina" o intenção da visita.

Em plena ofensiva mundial contra seus adversários militares e econômicos, no marco da crise global do modo de produção capitalista, os EUA segue cercando à Rússia em uma guerra mascarada na Ucrânia e elevando o nível de provocações a China, o que fatalmente desembocará em uma nova Guerra Mundial pela disputa da hegemonia no interior da Governança Global do Capital Financeiro.