domingo, 26 de fevereiro de 2023

DESMASCARANDO A FARSA DA PANDEMIA: CONCEITUADO ESTUDO BRITÂNICO QUESTIONA EFICÁCIA DO USO DE MÁSCARAS CONTRA COVID-19 

Uma revisão sistemática feita por epidemiologistas britânicos concluiu que o uso de máscaras pode não funcionar para o controle de infecções respiratórias como a gripe, a síndrome respiratória aguda grave e também a Covid-19. O estudo chamado “Intervenções físicas para interromper ou reduzir a propagação de vírus respiratórios” analisou os resultados de 78 pesquisas feitas em várias partes do mundo, antes e durante a pandemia, para determinar a eficácia real do uso de máscaras e da higiene das mãos para deter a transmissão dessas doenças. Como o Blog da LBI denunciou trata-se de uma farsa, tanto que a principal conclusão causou grande polêmica: “não temos certeza se usar máscaras ou respiradores N95/P2 ajuda a retardar a propagação de vírus respiratórios”, disseram os epidemiologistas.

LEIA TAMBÉM: SOBRE MÁSCARAS E OUTRAS “LENDAS” NÃO CIENTÍFICAS: USO CONTÍNUO NÃO PROTEGE DA CONTAMINAÇÃO, PROVOCA MAIOR PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS E GERA SÉRIAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Segundo eles, “o uso de máscara pode fazer pouca ou nenhuma diferença em quantas pessoas contraíram uma doença semelhante à gripe ou à Covid-19; e provavelmente faz pouca ou nenhuma diferença em quantas pessoas têm gripe ou Covid-19 confirmada por um teste de laboratório”.

Os cientistas disseram que nem mesmo as máscaras cirúrgicas N95 funcionam a contento para impedir a disseminação dos vírus. “Em comparação com o uso de máscaras médicas ou cirúrgicas, o uso de respiradores N95/P2 provavelmente faz pouca ou nenhuma diferença em quantas pessoas têm gripe confirmada; e pode fazer pouca ou nenhuma diferença em quantas pessoas contraem uma doença semelhante à gripe ou doenças respiratórias”, diz o estudo.

Já a higienização das mãos teve efeito comprovado para evitar a disseminação de vírus. “Seguir um programa de higiene das mãos pode reduzir o número de pessoas que contraem uma doença respiratória ou semelhante à gripe, ou têm gripe confirmada, em comparação com pessoas que não seguem esse programa”, disseram os epidemiologistas.

O trabalho contraria uma das recomendações mais importantes feitas pela Organização Mundial da Saúde durante a pandemia, que foi justamente o uso sistemático das máscaras respiratórias para evitar a disseminação do novo coronavírus. A recomendação, inclusive, continua em vigor.

Uma boa parte da polêmica foi criada por artigo do jornalista norte-americano Bret Stephens publicado no jornal The New York Times. Ele declarou que o estudo comprovaria que as máscaras simplesmente não ajudam em nada na tentativa de deter a Covid-19.

“Aqueles céticos que foram furiosamente ridicularizados como excêntricos e ocasionalmente censurados como ‘desinformadores’ (por serem contra as máscaras) estavam certos. Os principais especialistas que apoiaram (as máscaras) estavam errados. Em um mundo melhor, caberia a este último grupo reconhecer seu erro, juntamente com seus consideráveis custos físicos, psicológicos, pedagógicos e políticos”, escreveu Stephens.