sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

QUEM TEM QUE SE DEFENDER É A RÚSSIA! LULA É A FAVOR DA “PAZ DOS CEMITÉRIOS” E DOS ATAQUES DO IMPERIALISMO IANQUE

Em entrevista nos EUA à CNN Internacional antes de seu encontro de hoje com Biden, Lula afirmou nesta sexta-feira (10) que a operação militar na Ucrânia “foi um equívoco da Rússia” e que o governo de Vladimir Putin “não poderia ter feito isso”. O vassalo do imperialismo ianque foi além, defendeu o direito da Ucrânia de atacar a Rússia: “Lógico que ela tem o direito de se defender, até porque a invasão foi um equívoco da Rússia. Ela não poderia ter feito isso. Isso não foi discutido no Conselho de Segurança [da ONU]”. Como podemos ver, trata-se de um alinhamento completo com o imperialismo ianque e a OTAN contra a Rússia na defesa da "paz do cemitérios", desmoralizando correntes corrompidas como o PCO, que tentavam minimizar a posição vergonhosa do petista de condenar a Rússia e legitimar os ataques da Ucrânia!

Em maio do ano passado quando ainda era candidato à presidência, Lula foi entrevistado pela revista norte-americana "Time" e já havia dito que a invasão era um erro. O petista declarou “Às vezes, fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado. O Saddam Hussein era tão culpado quanto o Bush. Porque o Saddam Hussein poderia ter dito: ‘Pode vir aqui visitar e eu vou provar que eu não tenho armas’.”. Como podemos observar Lula, usando o distracionista discurso da “defesa da paz”, sempre condena os que são as verdadeiras vítimas do imperialismo: hoje a Rússia cercada pela OTAN e, anteriormente, o Iraque atacado pelos EUA.

Enquanto Bolsonaro prestigiou Putin em um encontro presencial em Moscou no ano passado na condição de presidente do Brasil, o Lula foi a Europa quando era candidato e não ousou se encontrar com o presidente russo para não desagradar a Casa Branca. Optou por se confraternizar com Macron, Scholz e Pedro Sánchez que estão alinhados com Biden nas provocações imperialistas contra a Rússia. Por outro lado, o então candidato petista em nenhum momento condenou a escalada belicista contra a Rússia organizada pela OTAN, pelo contrário, foi só elogios quando fala dos representantes do imperialismo ianque e europeu.

Não resta dúvida que esta política do falso pacifismo pequeno-burguês do PT se coloca no campo da falsa neutralidade que favorece a OTAN e EUA, na medida que ação militar de Moscou foi uma resposta a ofensiva de cercar a Rússia por parte do imperialismo ianque e europeu!