segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

GRANDE TERREMOTO DESTRÓI PARTE DA TURQUIA E DA SÍRIA: OS CHACAIS DA OTAN JÁ ESTÃO EM ALERTA PARA MAIS UMA “AÇÃO HUMANITÁRIA” CRIMINOSA 

Mais de 2,7 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas devido ao abalo sísmico que atingiu a Turquia e também a Síria na manhã desta segunda-feira (06/02). Como consequência do terremoto que teve seu epicentro na Turquia, tremores foram sentidos em várias províncias sírias, como Damasco e Latakia.  No país árabe, as autoridades de saúde anunciaram que o número de mortos nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama e Tartous chega a 461. Além disso, informaram que foram registrados cerca de 1.326 feridos. Enquanto isso, na Turquia, o número de mortos aumentou para mais de 2.000 e pelo menos 11 mil pessoas feridas.

Na Turquia mais de 2.800 prédios desabaram ou foram severamente danificados pelos tremores, na província de Malatya, pelo menos 130 prédios desabaram.  Na província de Osmaniye, 34 prédios desabaram e 16 em Sanliurfa. Além disso, o terremoto, que atingiu a parte sul da do país destruiu a única pista do aeroporto na província de Hatay.  Perante esta situação, os voos foram cancelados. Ao mesmo tempo, um gasoduto explodiu na cidade turca de Topbogazi, localizada na mesma província turca do sudeste.

A Cidadela de Aleppo, na Síria, um Patrimônio Mundial da UNESCO, também foi danificada pelo terremoto.  "Recebemos relatos de uma rachadura na Cidadela de Aleppo e enviamos uma equipe de especialistas para inspecionar o local e avaliar os danos", declarou Houmam Saad, membro da Direção Geral de Antiguidades e Museus da Síria, à RIA Novosti.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse a seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, que Moscou está "pronta para fornecer a assistência necessária" em relação ao forte terremoto. Além disso, a Rússia anunciou que dois aviões Il-76 com equipes de resgate estão prontos para ir para a Turquia para ajudar a mitigar as consequências do terremoto”.

Paralelamente, durante uma conversa telefônica com o presidente sírio, Bashar al Assad, Putin reiterou que o Ministério de Serviços de Emergência da Rússia enviará um grupo de especialistas para a Síria nas próximas horas para ajudar nas tarefas de resgate e lidar com as consequências de terremotos.

A OTAN que tem em território turco a segunda maior base militar da Europa, contando com dezenas de aviões cargueiros de transporte de tropa,  além de helicópteros de guerra com grande capacidade de mobilidade aérea, espera passiva(sem prestar nenhuma ajuda a população),  para que possa se aproveitar da situação de calamidade na região síria para desfechar um “ataque humanitário” contra o regime nacionalista de Bashar Al Asad. É bom lembrar que as forças terroristas de oposição ao regime sírio controlam parte da região afetada pelo terremoto, e os chacais da OTAN já estão prontos para vir em “socorro” de seus parceiros.