terça-feira, 4 de janeiro de 2022

VITÓRIA POPULAR NA BÉLGICA CONTRA O FASCISMO SANITÁRIO: FORTE MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES OBRIGA GOVERNO A RECUAR NO CONFINAMENTO SOCIAL E NAS MEDIDAS ARBITRÁRIAS DE ATAQUE AS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS 

Pela primeira vez na Europa um governo foi obrigado a recuar nos confinamentos devidos aos protestos populares e desta vez não há como associá-los à extrema-direita, muito pelo contrário, foi a mobilização dos trabalhadores dos teatros, restaurante, bares, cinemas e da cultura, um setor ligado tradicionalmente a esquerda belga, que com seu protesto ativo obrigou o governo a recuar em suas medidas arbitrárias do fascismo sanitario a patir de Bruxelas, a sede da OTAN. 

Em novembro, milhares de pessoas já haviam saído às ruas em Bruxelas para protestar contra as medidas draconianas. A Bélgica já havia experimentado várias tentativas de resistência popular, mas de pouca duração. Na primavera passada, vários restaurantes ameaçaram reabrir em protesto contra o fechamento do setor de lazer que durou de outubro de 2020 a junho de 2021. 

A rebelião dos trabalhadores da cultura, porém, atingiu uma dimensão muito maior, a ponto de provocar tensões dentro do governo de coalizão chefiado pelo liberal Alexander De Croo. Inúmeros cinemas e teatros, principalmente os independentes, iniciaram a revolta no último domingo, recusando-se a fechar suas portas a partir daquele dia no ínício de 2022, conforme as autoridades ordenaram.

“Ainda estamos abertos! A confiança foi quebrada”, proclamou uma placa na entrada do cinema Galeries na movimentada Queen's Gallery, no centro de Bruxelas, na segunda-feira. A poucos metros da Grand Place, epicentro turístico da capital europeia, o cinema Palace também foi inaugurado. E as cenas em ação e as telas iluminadas por todo o país se tornaram um desafio sem precedentes que causou na Bélgica a maior convulsão política desde o início da pandemia.

A revolta foi marcada nesta terça-feira, além disso, uma primeira vitória legal. O Conselho de Estado suspendeu cautelosamente a inclusão do setor cultural no despacho de fechamento, por considerá-la desproporcional e sem justificativa científica suficiente. 

O sucesso do apelo apresentado por um produtor teatral desencadeou imediatamente uma onda de críticas ao primeiro-ministro e ao seu ministro da Saúde, Frank Vandenbroucke, acusado de ter atingido desnecessariamente um dos setores que mais sofreu com as consequências econômicas da pandemia.

Segundo a imprensa “O cansaço após quase dois anos de pandemia e a incongruência de certas medidas sanitárias está se transformando em um explosivo coquetel político. Em um dos primeiros casos de desobediência desde o início da pandemia na Europa, o setor cultural da Bélgica se rebelou esta semana contra as restrições impostas para conter o vírus. E em uma decisão sem precedentes, o governo belga foi forçado a recuar. O lapso das autoridades belgas abre um precedente para outros setores, que já começam a reivindicar suas próprias exceções, e talvez para outros países da UE. Os governos podem ser forçados a justificar qualquer medida restritiva com mais detalhes se quiserem manter sua credibilidade junto ao público”. (El País, 31.12.2021)


Philippe Van Parijs, um dos principais sociólogos da Bélgica e professor de Ética Econômica e Social na Universidade Católica de Leuven, acredita que o bloqueio de cinemas e teatros foi um erro. “O setor cultural se sentiu maltratado, e com razão, em comparação com outros setores, principalmente o setor de hospitalidade [que poderia permanecer aberto]”. Van Parijs ressalta, que muitas vezes “a indignação causada pelo sofrimento é proporcional a quão injusto é percebido”. A ordem de fechamento, expedida em 22 de dezembro, desencadeou a ira de  produtores, diretores, atores e pessoal de teatro, que se sentiram injustamente discriminados.

Uma manifestação, convocada quase imediatamente, conseguiu reunir cerca de 5.000 pessoas sob chuva persistente no último domingo, segundo a polícia. E representantes do setor francófonos e de língua holandesa levantaram suas vozes contra o ferrolho e muitos se inscreveram por uma espécie de insubordinação. As tentativas de negociação com o ministro da Saúde, Frank Vandebroucke, fracassaram na terça-feira e a polêmica piorou ainda mais.

A onda de desobediência gerou uma crise no governo burguês de coalizão, um amálgama de liberais, socialistas, ambientalistas e democratas-cristãos. Até alguns dos partidos que fazem parte do governo de coalizão começaram a se distanciar, como é o caso do Ecolo (ecologistas). “Os profissionais da cultura são mais uma vez visados ​​e discriminados injustamente, e seus meses de trabalho arruinados”, lamentou a ecologista Bénédicte Linard, vice-presidente do governo regional da federação Valônia-Bruxelas.

A medida também não foi aplaudida entre os principais virologistas do país. "Um pequeno erro com graves consequências, que não ajudará a combater o omicron", disse Marc Van Ranst, membro do grupo de especialistas que assessora o comitê consultivo. No caso do setor cultural, Van Ranst lembrou que os especialistas eram "a favor de que permanecesse aberto".

Na quarta-feira, uma semana após a polêmica decisão, as autoridades recuaram durante uma nova reunião de emergência do chamado comitê de concertação, órgão presidido pelo primeiro-ministro e no qual também têm assento os governos regionais. Mas a rebelião do setor cultural abriu uma caixa de Pandora.

Outro setor, o esporte, também pede um tratamento mais específico. E o fechamento de cinemas e teatros revelou que algumas autoridades se acostumaram a adotar restrições contra os setores mais indefesos com ou sem respaldo científico. “É surpreendente que tenham sido os magistrados, e não os governos, que deram importância à opinião científica”, diz Van Parijs. O sociólogo acrescenta que o fato de o Governo nem sequer ter recorrido do parecer do Conselho de Estado mostra que tem consciência de ter cometido um erro com cinemas e teatros.

Essa luta na Bélgica abre toda uma luta na Europa contra o fascismo sanitária, forçando a setores cada vez mais amplos da classe trabalhadora a sair em luta por seus direitos.