sábado, 29 de janeiro de 2022

LIBERDADE IMEDIATA PARA LEONARD PELTIER!: O PRESO POLÍTICO NORTE-AMERICANO MAIS ANTIGO DO PLANETA

O ativista nativo originário norte-americano, Leonard Peltier, hoje considerado o preso político mais antigo dos Estados Unidos, e também do planeta, descreveu as condições de seu confinamento em uma prisão federal da Flórida como uma "câmara de tortura". "A solidão e a falta de atenção são como uma câmara de tortura para doentes e idosos", declarou Peltier de 77 anos, em um comunicado à imprensa que circula na mídia das redes sociais.

De ascendência da etnia Anishinaabe Lakota, o escritor e poeta expressou ainda que ele e outros reclusos no cárcere não recebem tratamento básico de saúde e percebe que existem condições crescentes de descaso e incerteza em relação a sua sobrevivência. Líder do Movimento Indígena Americano (AIM), que surgiu na década de 1960 no calor da luta pelos Direitos Civis, Peltier foi acusado do assassinato de dois agentes do FBI em 1975 durante um tiroteio ocorrido na reserva de  Dakota do Sul. Naquela época, ocorriam massacres de indígenas por se oporem ao controle governamental de suas terras e recursos naturais, segundo relatos históricos.

Como resultado desse extermínio do povo Lakota, mais de 250 pessoas dessa nação indígena foram assassinadas, sem que os crimes fossem investigados até agora. Várias organizações internacionais denunciaram irregularidades no julgamento que condenou Peltier em 1977 a duas penas de prisão perpétua consecutivas, diz-se mesmo que existem mais de 10 mil páginas com provas categóricas que o absolveriam imediatamente.

Inúmeras personalidades, como a falecida Coretta Scott King, viúva do líder dos direitos civis assassinado Martin Luther King Jr., e o vencedor do Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela, entre outros, pediram clemência ao longo dos anos. Embora alguns presidentes reconheceram indícios de fraude processual, o que levaria à libertação de Leonard, nenhum ousou dar o passo.

O cineasta Michael Moore pediu ao Democrata Barack Obama que revise os vários documentos que mostram que Peltier não recebeu um julgamento justo, mas o ex-presidente afro-americano seguiu a mesma linha de seus reacionários antecessores Republicanos.

Atualmente, quase cego e muito doente, Peltier (nascido em 12 de setembro de 1944 e preso em 1976)está sofrendo um cativeiro cruel e totalmente injustificado, denunciam defensores e ativistas dos direitos humanos que exigem do genocida Joe Biden que ouça os pedidos de perdão e liberte imediatamente Leonard Peltier.