CAZAQUISTÃO: PRESIDENTE DO PAÍS ORDENOU “ABRIR FOGO SEM
AVISAR” CONTRA MANIFESTANTES. OS MARXISTAS DEFENDEM ABRIR FOGO CONTRA A OTAN E
NÃO CONTRA O POVO!
O reacionário presidente do Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokáev, ordenou nesta sexta-feira (07/01) "abrir fogo sem avisar" contra os manifestantes que resistem às forças armadas do governo que tentam dispersar os violentos protestos que ocorreram em todo o país desde 2 de Janeiro. Os governos da Rússia e Armênia também enviaram tropas para tentar controlar a situação de crise aberta com as manifestações populares contra o aumento de preços dos combustíveis.Os Marxistas defendem abrir fogo contra a OTAN que vem armando provocações pró-imperialistas nas e-repúblicas soviéticas e não contra o povo que tem demandas legítimas levantadas como parte de uma rebelião popular contra política neoliberal dos restauracionistas!
O Kremlin já enviou tropas ao país vizinho, que há anos atrás aderiu a um acordo militar de proteção da Rússia, em caso de situações de emergência ou invasão ocidental. Putin teme que a OTAN tire proveito da rebelião popular contra o aumento dos preços dos combustíveis, canalizando as massas para uma “revolução colorida”.
Os Marxistas não consideram correto desatar a repressão aberta contra os manifestantes, ao contrário é necessário aceitar as reivindicações justas dos protestos contra o aumento dos preços do gás para que as mobilizações não sejam manipuladas pelo imperialismo iaque e a OTAN.
As massas precisam lutar contra os neoliberais restauracionistas sem prestar nenhum apoio a ingerência imperialista no país em nome da “democracia”, o que passa pela construção de uma direção revolucionária no Cazaquistão!