domingo, 30 de abril de 2023

30 DE ABRIL EM 1945: O DIA EM QUE O EXÉRCITO VERMELHO ERGUEU A BANDEIRA SOVIÉTICA EM BERLIM

Na histórica tarde do dia 30 de abril em 1945, soldados soviéticos, membros do glorioso Exército Vermelho, conseguiram tomar o edifício do parlamento alemão, o Reichstag, e fizeram tremular a bandeira da URSS. Uma das fotos mais famosas de toda a História Moderna é a do soldado soviético colocando uma bandeira da URSS no topo do prédio do Reichstag. Nesse mesmo momento, o nazista Hitler, que havia inutilmente tentado seguir resistindo dando ordens do seu búnquer ao que ainda restava de suas esfarrapadas tropas, se suicidou. Dois dias antes, na Itália, o comparsa fascista Mussolini havia sido capturado e fuzilado em praça pública pelos partisans.

Em 20 de abril de 1945, no dia do aniversário de Hitler, tropas da Primeira Frente Bielorrussa, lideradas pelo Marechal Gueorgui Júkov, avançaram pelo leste e pelo norte, bombardeando o centro de Berlim com artilharia avançada, enquanto o Marechal Ivan Konev e a Primeira Frente Ucraniana quebravam as linhas do Grupo de Exércitos Centro alemão e começaram a avançar pelos subúrbios ao sul de Berlim. Na noite de 20-21 de abril, o bombardeio aliado de Berlim cessou assim que foi garantida a entrada do Exército Vermelho na cidade. 

Em 23 de abril, o General Helmuth Weidling assumiu o comando do exército alemão em Berlim. A guarnição alemã consistia de unidades fatigadas e desorganizadas da Wehrmacht e da Waffen-SS, junto com membros da Volkssturm, mal armados e mal preparados, e crianças servindo como soldados recrutados da Juventude Hitlerista. Embora os defensores alemães lutassem com afinco, as forças soviéticas eram quase três vezes maior. Apelos de Hitler para que divisões do exército alemão ainda espalhadas pelo país para vir e salvar Berlim foram ignorados, com generais e marechais reconhecendo a situação mórbida do regime nazista. Nas próximas duas semanas, os soldados soviéticos foram tomando Berlim quadra por quadra, rua por rua. 

Em 30 de abril, com o Exército Vermelho a poucos quilômetros e se aproximando rapidamente, Hitler cometeu suicídio. Vários oficiais do regime nazista e do exército alemão também se suicidaram logo em seguida. A destroçada guarnição da cidade se rendeu em 2 de maio, embora a luta esparsa na periferia de Berlim prosseguiu até 8 de maio. Em 6 de maio começa a Ofensiva em Praga e em 8 de maio termina oficialmente a guerra na Europa, com a espetacular vitória do Estado Operário Soviético!