segunda-feira, 10 de abril de 2023

“DEFENDER 23” DA OTAN CONTRA A RÚSSIA: MILHARES DE SOLDADOS DOS  DOS EUA CHEGAM A EUROPA PARA PROVOCAÇÃO MILITAR IMPERIALISTA

Estima-se que cerca de 9.000 soldados dos EUA participem do exercício “Defender 23” a partir de 22 de abril, onde simularão um ataque de retaliação à suposta agressão russa. “Este exercício anual de quase dois meses se concentra na implantação estratégica de forças baseadas nos EUA, no emprego de estoques pré-posicionados do Exército e na interoperabilidade com aliados e parceiros europeus”, disse Sabrina Singh, durante um briefing hoje no Pentágono. Em resumo, os Estados Unidos ensaiam via OTAN um futuro cenário de guerra longe de suas fronteiras em solo europeu. O exercício Defender 23 é liderado pelo comando dos EUA na Europa e na África como parte de uma provocação militar contra a Rússia. 

Ele foi projetado para demonstrar a capacidade da OTAN de implantar rapidamente tropas e equipamentos de combate confiáveis ​​para proteger aliados, dissuadir a Europa e defender o continente de uma agressão.

O exercício também pretende ser uma demonstração de força sobre a unidade dos Estados europeus em torno da aliança, unidade que foi afetada durante a guerra na Ucrânia e que motivou, entre outras coisas, que o pacto militar tivesse que ser modificado em artigo 5.º de Fevereiro dos seus estatutos, e que significa que a OTAN pode ir à guerra sem a adesão de todos os seus Estados membros.

"Aproximadamente 9.000 soldados dos EUA e cerca de 17.000 soldados de 26 países aliados e parceiros participarão, com partes do exercício espalhadas por 10 países europeus diferentes", disse Singh.

Singh disse que o equipamento para apoiar o exercício começou a chegar à Espanha nesta semana. Cerca de 7.000 equipamentos foram enviados para as bases "hispano-americanas" dos Estados Unidos, disse ele.

Além disso, durante o Defender 23 serão utilizados cerca de 13.000 itens de equipamento militar (aeronaves, baterias de mísseis...), que nos meses anteriores foram sutilmente posicionados em todo o continente.

Além dos Estados Unidos, tropas da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Holanda, Macedônia do Norte , Polônia , Romênia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido participarão do Defender 23.

Nesse tipo de exercício, que implica uma mobilização militar muito intensa nos Estados em que atua, as operações realizadas durante o seu desenvolvimento são muito relevantes, uma vez que esses eventos militares costumam encobrir grandes eventos políticos.

Paralelamente a essas manobras, sempre ocorrem ataques estranhos, renúncias inesperadas ou reviravoltas copernicanas na política de qualquer país. É como se um bando de bandidos imperialistas assumissem o controle.