quinta-feira, 6 de abril de 2023

GOVERNO PETRO DÁ “OK” PARA NOVA BASE MILITAR DOS EUA NA COLÔMBIA: MAIS UM VASSALO DO IMPERIALISMO IANQUE NA AMÉRICA LATINA

O governo de centro-esquerda burguesa do presidente Gustavo Petro anunciou a implementação de uma vergonhosa estratégia de cooperação com os EUA no terreno do “combate ao tráfico de drogas, conservação marinha e defesa da Amazônia”. Como parte desse projeto, que não passa de uma cortina de fumaça para justificar o seu servilismo ao imperialismo ianque, está em andamento a construção na Ilha Gorgona de uma nova base militar norte-americana. Em defesa das obras financiadas pelos EUA, há uma uma política de “portas abertas” para de instalar aquela que seria a nona base militar dos Estados Unidos na nação sul-americana. Segundo um comunicado divulgado no ano passado pelo Departamento de Estado, o objetivo dos Estados Unidos é apoiar com financiamento o desenho de uma estratégia multilateral para a gestão, segurança e financiamento da conservação marinha, defesa da Amazônia e combate as as drogas. Petro se soma a Lula e Boric na condição de vassalo do imperialismo ianque na América Latina.

LEIA TAMBÉM: “ENTREGANDO O OURO AO BANDIDO”: GUSTAVO PETRO PROPÕE AOS EUA CRIAÇÃO DE UMA FORÇA MILITAR INTERNACIONAL AMAZÔNICA

Washington está interessado em ver sua influência aumentada no Pacífico latino-americano. Seus argumentos para justificar a presença dos Estados Unidos nessa área vão desde a farsa do combate ao narcotráfico e à pesca ilegal até a preservação do meio ambiente.

A pesca ilegal representa não apenas um desafio ambiental e econômico, mas também de segurança nacional, afirmou em artigo publicado em fevereiro deste ano, Brad McNally, capitão da Guarda Costeira dos Estados Unidos. No documento, o comando militar aponta que é preciso estabelecer alianças com países da América Latina e da África, bem como replicar o modelo desenvolvido na região do Indo-Pacífico para deter a frota pesqueira chinesa que, afirma, realiza práticas ilegais.

McNally enfatiza a necessidade de maior cooperação em segurança, fornecimento de tecnologia e compartilhamento de informações para apoiar "países com capacidade limitada de ver o que está acontecendo na superfície do oceano a vários quilômetros de suas costas". Eles são necessários, diz o artigo, aeronaves caras ou ativos de superfície. Para McNally, a cooperação dos Estados Unidos é fundamental.

Na Colômbia, essa mesma narrativa é hoje assumida (e defendida) pelo Governo Petro. Acordos foram firmados com os Estados Unidos no ano passado sobre a proteção da Amazônia com apoio de militares e equipamentos. Petro tem um protocolo de colaboração com as Forças Armadas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) nesta tarefa.

Tanto que o governo da centro-esquerda burguesa reafirmou que quatro componentes da infra-estrutura, posto da guarda costeira, cais, depósito de combustível e radar, todos são necessários e financiados pelos EUA.

O governo Petro acusou a China de realizar pesca ilegal e apoiou a iniciativa do Corredor Marinho do Pacífico Tropical Oriental, novamente sem questionar a participação do governo dos Estados Unidos. Como vemos trata-se de uma aberta política de vassalagem do governo Petro diante do imperialismo ianque!