terça-feira, 4 de abril de 2023

FINLÂNDIA ENTRA OFICIALMENTE PARA OTAN: RECHAÇAR O CERCO IMPERIALISTA CONTRA A RÚSSIA! 

A Finlândia foi oficialmente nomeada o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), marcando uma grande mudança no cenário de segurança no nordeste da Europa. A entrada da Finlândia praticamente dobra a extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia, adicionando cerca de 1.300 quilômetros. Antes desta terça-feira, cinco membros da Otan compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia. O ministro das Relações Exteriores finlandês, Pekka Haavisto, concluiu o processo de adesão, nesta terça-feira (4), entregando um documento oficial ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na sede da Otan, em Bruxelas. É preciso rechaçar o cerco imperialista contra a Rússia e as provocações da OTAN!

“A Finlândia tornou-se hoje membro da aliança de defesa da Otan. A era do não alinhamento militar em nossa história chegou ao fim. Uma nova era começa”, disse a presidência finlandesa em um comunicado. “Cada país maximiza sua própria segurança. A Finlândia também. Ao mesmo tempo, a adesão à Otan reforça a nossa posição internacional e margem de manobra. Como parceiro, há muito participamos ativamente das atividades da Otan. No futuro, a Finlândia contribuirá para a dissuasão e defesa coletiva da OTAN”, acrescentou.

O Kremlin já anunciou retalizações. Em declaração nesta terça-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o governo russo "será forçado a tomar medidas para assegurar a segurança da Rússia" em resposta à entrada da Finlândia na Otan.