domingo, 2 de abril de 2023

PALESTINA EM LUTA: GREVE GERAL CONTRA OS ASSASSINATOS PRATICADOS PELO ENCLAVE SIONISTA

O Comitê Superior de Acompanhamento dos Cidadãos Árabes nos Territórios Palestinos Ocupados convocou neste domingo (02.03) uma greve geral de um dia nas cidades e vilas árabes de Israel para condenar o assassinato pelos ocupantes do palestino Muhammad Al-Osaib, perpetrado neste sábado na cidade velha de Jerusalém. O jovem de 26 anos recebeu pelo menos dez ferimentos de bala disparados por soldados israelenses nas proximidades do Portão das Correntes, uma das entradas da Mesquita de Al-Aqsa, quando tentava proteger uma jovem palestina que queria chegar ao local sagrado e foi atacada por oficiais uniformizados.

O Alto Comitê de Monitoramento convocou comícios e manifestações para expressar seu repúdio com o uso de força letal contra a população árabe, bem como para participar de forma massiva do funeral. Além disso, ele detalhou que a greve incluirá todos os municípios e instalações educacionais nas cidades e vilas árabes de Israel.

Testemunhas do evento disseram à mídia palestina que a polícia matou Al-Osaib a sangue frio e de uma distância muito próxima. 

Após o fato, a polícia fechou as portas da Mesquita de Al-Aqsa e da Cidade Velha, embora as tenha aberto posteriormente, e agrediu os comerciantes e vendedores da área.

Al-Osaibi residia na cidade de Houra, no deserto de Naqab, sul de Israel. Ele se formou em uma faculdade de medicina na Romênia. 

De acordo com a contagem preparada pela mídia palestina, com este assassinato as forças de ocupação já mataram 88 palestinos, quase todos da Cisjordânia ocupada e Jerusalém Oriental, desde o início do ano até hoje.