quinta-feira, 20 de abril de 2023

NO SENTIDO OPOSTO A POSIÇÃO DE LULA, DANIEL ORTEGA AFIRMA: “RÚSSIA LEVA NA UCRÂNIA UMA BATALHA CONTRA OS ‘FILHOS DE HITLER’ QUE SE INSTALARAM ALI” 

Em reunião com o chanceler russo, Serguei Lavrov, o presidente Sandinista da Nicarágua, Daniel Ortega, reiterou seu apoio à operação especial russa, comentando que Moscou não está lutando contra uma nação, mas "contra os fascistas" que deram o golpe na Ucrânia. A Rússia está "travando uma batalha pela paz", declarou Ortega na última quarta-feira (19/04). "Não é contra uma nação, é contra os fascistas, os nazistas" que deram o golpe na Ucrânia "e se estabeleceram lá", afirmou o dirigente Sandinista, contrastando radicalmente com a posição do presidente Lula que defende que Moscou entregue aos chacais da OTAN a Crimeia e as repúblicas populares de Donbass.

Em seu giro pela América Latina, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, encontrou-se ontem com o presidente Ortega e com a vice-presidente Rosario Murillo, foi quando Daniel expressou claramente a posição oficial do governo Sandinista sobre a guerra na Ucrânia: “São os filhos de Hitler que estão governando a Ucrânia, enquanto isso, a OTAN assedia a Rússia, cercando-a com mais armas, mais bases militares, e os Estados Unidos dirigindo uma orquestra terrorista internacional”.

Por sua parte, em suas declarações, Lavrov agradeceu às autoridades Sandinistas do país centro-americano e que atualmente atravessa um violento cerco do imperialismo ianque. "Estão diretamente envolvidos na manutenção de boas relações com a Rússia e na promoção da associação estratégica".