segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

1 ANO DA PRISÃO DE BATTISTI NA BOLÍVIA: EVO MORALES ENTREGOU CESARE AO NEOFASCISMO ITALIANO... DEPOIS FOI “PREMIADO” COM GOLPE DE ESTADO PATROCINADO PELA CIA


No dia 13 de janeiro de 2019, há exatamente 1 ano Battisti era entregue por Evo Morales ao governo italiano. Desde então ele está nas masmorras neofascistas, em num presídio de segurança máxima na ilha da Sardenha. Preso na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, Cesare Batistti foi entregue a Itália pelo então presidente Evo Morales para ser encarcerado até a morte nas masmorras do governo fascista do primeiro-ministro Guiseppe Conte. O mesmo Evo que capitulou vergonhosamente a fração fascista do imperialismo europeu foi alvo de um golpe de estado patrocinado pela CIA, OEA e os bandos da extrema-direita bolivianos. Como denunciamos a época, tratou-se de uma traição vergonhosa da gestão de centro-esquerda burguesa do MAS (Movimento ao Socialismo), que se curvou as exigências do imperialismo europeu, particularmente da ala de extrema-direita que vai apresentar Batistti como um prêmio da reação burguesa em uma etapa de profunda ofensiva neoliberal mundial contra as liberdades democráticas do proletariado. Lembremos que diante dessa decisão escandalosa, Morales foi congratulado pelo neofascista Bolsonaro: “O governo brasileiro se congratula com as autoridades bolivianas e italianas e com a Interpol pelo desfecho da operação de prisão e retorno de Battisti à Itália. O importante é que Cesare Battisti responda pelos graves crimes que cometeu. O Brasil contribui assim para que se faça justiça!”. A entrega de Evo revelou a impotência do nacionalismo burguês diante das potências capitalistas, a mesma covardia política que se viu em sua negativa a enfrentar o golpe de estado, fungindo covardemente para o México. Nos dois casos, denunciamos a traição vergonhosa do governo do MAS à luta dos trabalhadores e dos povos latino-americanos!





Cesare Battisti encontra-se preso nos cárceres do fascismo italiano, no presídio de segurança máxima na ilha da Sardenha. Em 2017 houveram duas greves de fome em protesto as péssimas condições para os detentos. Depois de sua entrega vergonhosa para a Itália pelo governo de Evo Morales, Battisti foi encarcerado para morrer pelo “crime” de militar na organização armada Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) contra o imperialismo italiano. O atual governo de extrema direita, encabeçado pelo reacionário Primeiro Ministro Giuseppe Conte, vem apresentando Battisti como um troféu. Entretanto Cesare ainda está vivo, é tarefa da esquerda revolucionária mundial lutar até às últimas consequências por sua integridade, impulsionado o combate internacionalista pela sua imediata libertação da masmorra secular do fascismo italiano, a mesma que aprisionou o gigante Antônio Gramsci! Perseguido por mais de 37 anos para os interesses políticos das hordas fascistas, eles conseguiram levá-lo para Itália, graças ação do governo de extrema direita de Bolsonaro e com a covardia e traição de Evo Morales. Na Itália vem crescendo a campanha pela sua anistia, encabeçada por diversos grupos e ativistas políticos. Neste momento é necessário desenvolver em todo o mundo uma forte luta pela liberdade imediata de Battisti. A LBI conclama o conjunto da esquerda revolucionária que até agora não entrou com firmeza nesta luta, além dos agrupamentos que se reclamam democráticos e anti-imperialistas a desenvolvermos no Brasil e na nível internacional uma campanha pela liberdade do ex-militante do PAC dos cárceres do fascismo, apoiando as iniciativas que vem sendo tomadas na Itália! Cesare Battisti está vivo, lutemos pela sua imediata libertação!