terça-feira, 18 de julho de 2023

CUPULA CELAC&UE: IMPERIALISMO EUROPEU E GOVERNOS LULA, FERNÁNDEZ, BORIC CONCORDARAM EM “RESPEITAR A SOBERANIA UCRANIANA”. NICARÁGUA SANDINISTA FOI A ÚNICA NAÇÃO QUE SE RECUSOU A FIRMAR A DECLARAÇÃO DA OTAN 

A terceira cúpula de dirigentes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE) terminou nesta terça-feira (18/07), em Bruxelas, com a publicação de uma declaração imposta politicamente pela OTAN de forma “maquiada”, que recebeu apoio de todos os governos presentes, onde afirma: “A preocupação com a guerra na Ucrânia”. A única exceção ao consenso imperialista foi a corajosa recusa da Nicarágua Sandinista em firmar a vergonhosa “Declaração de Bruxelas”.  A Nicarágua bloqueou a negociação da declaração até o último minuto. Em conversa com jornalistas, no início da tarde, o presidente genocida francês, Emmanuel Macron, declarou que "todos os membros da Celac estavam alinhados, exceto a Nicarágua", que continua a apoiar decididamente a operação militar de Moscou para defender seu país da ofensiva criminosa dos EUA.

Segundo Macron, os países da OTAN tinham a expectativa de uma condenação mais incisiva contra a ação defensiva iniciada pelo presidente russo, Vladimir Putin. Mas o imperialista francês considerou que todos, incluindo o pelego Lula, à exceção da Nicarágua, reconhecem hoje: "A natureza da guerra". A repugnante declaração sublinha que "A guerra causa imenso sofrimento humano”, sem dizer que o responsável pelo martírio da população civil das repúblicas independentes de Donetsk é obra do governo neofascista de Kiev, um mero fantoche da OTAN.

O presidente Lula, o poodle da Casa Branca, considerou o encontro “colonizador” que não acontecia desde 2015, assim como as oito reuniões bilaterais que manteve com governos neoliberais das duas regiões, "Extremamente produtivos".

No seu programa semanal "Conversa com o presidente", gravado desta vez no prédio do Conselho Europeu, Lula afirmou que estava “Feliz com o carinho que as pessoas manifestam com a volta do Brasil às relações internacionais”, acrescentando que "Todo mundo está de olho na Amazônia, um patrimônio da humanidade”, mostrando sua verdadeira intenção de entregar às riquezas naturais da nossa floresta para o imperialismo  disfarçado de “ecológico”…