sábado, 15 de julho de 2023

“SUCURSAL” DA OTAN: COI EXCLUI A RÚSSIA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS

O Comitê Olímpico Internacional (COI) é uma verdadeira "sucursal" da OTAN, tanto que a entidade informou que não enviará o convite formal para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 às confederações russa e bielorrussa, apesar de permitir a presença de atletas dos países na competição, mas sem representarem suas bandeiras, em uma clara provocação política. As delegações dos dois países continuam banidas por ordem da OTAN demonstrando o cerco em todos os terrenos das potências imperialistas aos países que resistem aos seus ditames.

LEIA TAMBÉM: RÚSSIA EXCLUÍDA DAS OLIMPÍADAS E COPA DO MUNDO DE FUTEBOL: MAIS UM “ROUND” DO CERCO IMPERIALISTA AO PRINCIPAL ADVERSÁRIO DOS EUA NA ARENA POLÍTICA E MILITAR

O COI enfatiza que todos os Comitês Nacionais convidados têm a obrigação de participar dos Jogos Olímpicos de Paris, caso contrário serão submetidos a sanções, como aconteceu com a Coreia do Norte por não comparecer aos Jogos de Tóquio 2020, demonstrando que o Estado Operário norte-coreano também está na lista dos "banidos".

Desde a operação especial russa, em 2022, o COI suspendeu as seleções russas e bielorrussas de participarem de seus eventos mundiais.

Sem dúvida trata-se de um ataque direto não só ao esporte em geral, mas a Rússia em particular, adversária dos EUA no campo político e militar, além de historicamente principal concorrente nos jogos olímpicos, produto de uma valiosa herança das conquistas sociais oriundas da antiga URSS. 

Forçando a saída da Rússia das competições em modalidades que seus atletas individualmente são conhecidos por conquistarem dezenas de medalhas de ouro, os EUA querem ser campeões das competições no “tapetão” da farsa.

É preciso convocar o boicote a farsa dos jogos olímpicos de Paris, mobilizando o proletariado francês contra o odiado Macron, o COI, contra os ataques neoliberais às conquistas dos trabalhadores e em solidariedade a luta anti-imperialista!