quinta-feira, 6 de julho de 2023

EUA ARTICULAM NOVA INTERVENÇÃO MILITAR NO HAITI: LULA, O VASSADO DE BIDEN, ESTÁ DE “PRONTIDÃO” PARA OPERAR AS ORDENS DA CASA BRANCA

O secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken, reuniu-se nesta quarta-feira (05/07) com o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, em Port of Spain, Trinidad e Tobago, a quem expressou seu apoio à intervenção estrangeira no Haiti na forma de uma força de segurança. “Me reuni com o primer ministro haitiano, Dr. Ariel Henry, para discutir a urgência de chegar a um acordo político, assim como a solicitação do Haiti de apoio internacional para frear a violência no pais”, publicou cinicamente o representante do imperialismo ianque. “Os Estados Unidos compartilham o compromisso sentido em toda a região de ajudar o povo haitiano a moldar seu futuro para restaurar a ordem democrática do país por meio de eleições livres e justas”, disse ele anteriormente na cúpula da Comunidade do Caribe (Caricom). O governo Lula já está de prontidão para cumprir as ordens da Casa Branca como fez em seus mandatos anteriores, sendo uma verdadeira força de ocupação a serviço do imperialismo ianque.

Blinken destacou que o Haiti não pode atingir esses objetivos sem segurança, razão pela qual, enfatizou, Washington constitui "o maior doador internacional para a Polícia Nacional do Haiti, por isso apoiamos o apelo do governo da nação para uma força multinacional que ajude a restaurar a segurança.” Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o chefe diplomático reafirmou "o apoio inabalável dos Estados Unidos ao povo haitiano, que inclui a prestação contínua de assistência humanitária, econômica e de segurança".

As declarações de Blinken vêm logo após o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ter pedido a formação de "uma forte força internacional para ajudar a Polícia Nacional do Haiti". “Estou profundamente preocupado com a extrema vulnerabilidade de indivíduos e comunidades a essas gangues predatórias e, em particular, com o impacto desproporcional da violência sobre mulheres e meninas”, disse Guterres na época.

Antony Blinken vem procurando países para liderar força de segurança no Haiti, sendo o Brasil seu parceiro preferido, na medida que Lula tem experiência de enviar soldados para ser "bucha de canhão" dos EUA na Ilha Negra. O Exército brasileiro esteve no comando da Missão das Nações Unidas do Haiti (Minustah) durante 13 anos, até seu encerramento em 2017.


O Haiti não realiza eleições desde 2016 e o ​​presidente Jovenel Moïse foi assassinado, em julho de 2021. Há quase um ano, o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, um fantoche golpista dos EUA pede intervenção internacional em seu país, mas nenhum país se declarou pronto para liderar uma força de intervenção, esperando as ordens da Casa Branca. Brasil e Canadá são os mais envolvidos nas discussões.

Em uma reunião bilateral com o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, em Paris, em 22 de junho, Lula se comprometeu a ajudar fantoche da Casa Branca para equacionar os interesses dos EUA: a falta de segurança para os negócios das grandes corporações capitalistas na iIha.

Lula pediu que Henry estabelecesse uma lista de prioridades, para que o Brasil possa apoiar as demandas enquanto membro do Conselho de Segurança da ONU e também de forma bilateral, fazendo mais uma vez o jogo do imperialismo ianque na arena internacional, como fez na guerra da OTAN na Ucrânia contra a Rússia.