sábado, 15 de julho de 2023

LULA, O “POODLE” DE BIDEN: RÚSSIA VETA RESOLUÇÃO APRESENTADA PELO BRASIL NA ONU PARA MANTER “AJUDA HUMANITÁRIA” AOS GRUPOS FINANCIADOS PELA CASA BRANCA NA SÍRIA

A Rússia vetou uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que prolongava por nove meses o mecanismo de suposta "ajuda transfronteiriça à Síria", através do qual a assistência humanitária era entregue sem necessidade de consentimento do Governo sírio. A resolução obteve 13 votos a favor, uma abstenção (China) e o voto contra de Moscou. O texto vetado foi apresentado pelo Brasil e pela Suíça, os co-detentores do pretenso dossiê humanitário da Síria e visava autorizar agências da ONU e parceiros humanitários financiados pela Casa Branca a continuar a utilizar a passagem de Bab al-Hawa, na fronteira Síria-Turquia, por mais nove meses, até 10 de abril de 2024. Lula, o "poddle" de Biden, demonstra mais uma vez na arena internacional o seu papel de vassalo da Casa Branca!

O veto da Rússia, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), foi duramente criticado por vários países, nomeadamente pelos Estados Unidos, que acusaram Moscou de “crueldade”.

Em um cinismo sem igual a representante dos EUA que apoiou a resolução apresentada pelo Brasil afirmou: "Este é um momento triste para o povo sírio e para este Conselho. O que o mundo acabou de testemunhar foi um ato de extrema crueldade. A maioria deste Conselho uniu-se para estender esta linha de ajuda humanitária para salvar vidas, mas um membro permanente bloqueou esta resolução. E eu só tenho que perguntar: Porquê? A Rússia não cumpriu a sua responsabilidade como membro permanente deste Conselho", disse a diplomata norte-americana, Linda Thomas-Greenfield. 

"A Rússia mais uma vez usou o seu veto para restringir o acesso humanitário que salva vidas a quatro milhões de sírios. Não há argumento racional ou moral para vetar esta resolução. O acesso humanitário deve responder às necessidades humanitárias e não deve ser feito refém da Rússia", afirmou, por sua vez, a embaixadora britânica, Barbara Woodward.

Na sua intervenção, o embaixador russo, Vasily Nebenzya, deixou claro que Moscou não aceitará qualquer prorrogação sem mudanças no mecanismo e que a única alternativa para que volte a funcionar é a aprovação das "correções" que a Rússia quer aplicar.

Logo após esta votação, foi a vez da Rússia apresentar um texto de resolução, que prolongava o mecanismo de ajuda transfronteiriça à Síria por seis meses, até 10 de janeiro de 2024, mas também acabou rejeitado, com três votos contra (Estados Unidos, França e Reino Unido), dois a favor (Rússia e China) e 10 abstenções. 

Com a rejeição das duas resoluções, foi encerrada oficialmente esta operação da ONU. 

A autorização dada às Nações Unidas para que os seus "comboios humanitários" que ajudavam grupos terroristas patrocinados pelos EUA utilizassem a passagem fronteiriça de Bab al-Hawa - mecanismo contestado pelo Governo de Damasco - expirou segunda-feira à noite, pelo que esta via de acesso essencial está já encerrada.

Na segunda-feira, 79 camiões com ajuda humanitária passaram por Bab al-Hawa, fretados pelo Programa Alimentar Mundial e pela Organização Internacional para as Migrações.

Nos últimos anos, sempre que esta autorização teve que ser renovada, a Rússia fez pressão para encerrar a operação e para que toda a ajuda fosse canalizada de dentro da Síria, ou seja, dependesse do Governo de Bashar al-Assad.

Esse fato prova mais uma vez que Lula é um verdadeiro "poodle" de Biden, saindo em defesa do imperialismo ianque e seus aliados contra a Síria e a Rússia!