quinta-feira, 13 de julho de 2023

DECLARAÇÃO DA JUVENTUDE BOLCHEVIQUE AO 59º CONGRESSO NA UNE: DERROTAR O GOVERNO BURGUÊS NEOLIBERAL DA FRENTA ALMPLA!  PRESENÇA DE BARROSO (STF), REPRESENTANTE DA LAVA JATO E DA DITADURA DO JUDICIÁRIO É A PROVA QUE A DIRETORIA PELEGA DA UNE É PARCEIRA DE NOSSOS INIMIGOS! CONSTRUIR UMA ALTERNATIVA DE PODER A GERÊNCIA DO PELEGO LULA!


A tese da Juventude Bolchevique (JB) ao 59º Congresso da UNE, que ocorre entre 12 a 16 de Julho em Brasília, é uma proposta programática para a vanguarda estudantil derrotar o governo burguês neoliberal da Frente Ampla enquanto a esquerda reformista (PT, PCdoB, PSOL) integra ao gerência LuloPetismo e apoia suas alianças com as oligarquias e o rentismo responsáveis por atacar a educação pública. No máximo, alguns setores que atuam na UNE, como o PCB e MRT, defendem a linha de suposta “independência” frente ao governo e, de fato, seguem a política do PSOL de apoio (nada) “crítico” a gerência pró-imperialista sob o comando do PT. Apesar de todas as lições abstraídas com a gerência Lulopetista de completa submissão a burguesia e ao imperialismo com sua corrompida política de colaboração de classes com rentistas e grandes empresários, a direção nacional da UNE chama a apoiar esse governo de colaboração de classes. Seus “críticos” se propõem apenas a “debater” sobre o caráter do governo da Frente Ampla quando é necessário construir uma alternativa de poder ao pelego Lula! Nesse sentido, desde a JB chamamos os estudantes e trabalhadores a estabelecer a Oposição Operária, Revolucionária e Popular para combater a dobradinha Petucada que é completamente servil a Governança Global do Capital Financeiro. Os estudantes da JB declararam Oposição Operária desde o primeiro dia de governo burguês da Frente Ampla e continuam firmes na trincheira da luta política contra a colaboração de classes e a direita neofascista. Não podemos admitir a existência somente de dois campos de batalha para o proletariado: a democracia dos ricos ou o regime de exceção, é urgente e necessário construir uma alternativa de poder revolucionário para a classe operária e estudantada! 

Defendemos que a principal tarefa desse 59º Congresso da UNE é organizar uma forte greve de todos os setores da educação que paralise as universidades de todo o país. Nessa luta não podemos nos subordinar a política de paralisia e lobby parlamentar da UNE! Os CAs e DCE´s, além dos ativistas de base, devem organizar assembleias nos locais de estudo tendo como eixo a convocação de Greve Geral por tempo indeterminado! Esse é o caminho que nós defendemos na luta contra o governo Lula e sua corja instalada no MEC de Camilo Santana que deseja destruir a educação pública em favor dos interesses do grande capital!

A política do PCdoB/PT é oposta da necessidade da luta unificada dos trabalhadores e estudantes, porque o que pode derrotar Lula é a mobilização radicalizada dos estudantes em unidade com os trabalhadores do campo e da cidade, o que passar por uma greve por tempo indeterminado e não demagógicos “dias de lutas” voltados a pressionar pontualmente o governo visando negociar pequenos remendos no ajuste neoliberal via o lobby parlamentar no Congresso Nacional. Defendemos uma perspectiva alternativa e revolucionária: a ampliação das mobilizações, tomando as universidades, ocupando as reitorias greve por tempo indeterminado!

Sobre as questões de gênero que serão amplamente debatidas neste Congresso da UNE, nós como Marxistas revolucionários não fazemos apologia da homossexualidade, nem apontamos qualquer caráter progressista em abstrato no fato de um indivíduo ser hetero ou homossexual, lutamos sim pelo amplo direito democrático da liberdade da opção sexual e combatemos implacavelmente qualquer forma de descriminação sexual, cultural e até mesmo religiosa, apesar de nossa defesa intransigente do materialismo histórico.

Com relação a opressão da mulher, devemos lutar pela superação do machismo que nasceu com a propriedade privada, do feminismo policlassista e da mercantilização das relações pessoais, que só será plenamente realizada com a abolição do modo de produção capitalista, por meio da revolução socialista, destruindo qualquer forma de opressão contra as mulheres trabalhadoras e a exploração de classe. A abolição da propriedade privada é o elemento sine qua non para a libertação da mulher e o combate de classe pelo comunismo, esmagando a burguesia. Toda saída para o problema da opressão feminina por dentro da democracia burguesa, como defendem o reformismo (PT, PCdoB e PSOL) e o revisionismo do trotskismo (PSTU), conduz à divisão do proletariado entre gêneros distintos, ao recrudescimento e ampliação do aparato repressivo estatal contra os trabalhadores. Em outras palavras, o feminismo burguês é contrarrevolucionário porque divide o proletariado, enfraquece sua luta e fortalece a repressão de seus inimigos de classe.

De nossa parte estamos defendendo que a unidade operária-camponesa-estudantil se faça ativa imediatamente para abolir a exploração e a opressão do homem sobre o homem! O momento dos explorados emparedarem o governo Lula é agora que ele se encontra completamente refém do “Centrão” e do imperialismo ianque, não dando um minuto de trégua a Frente Ampla! Por fim é preciso construir uma nova direção para a UNE, foi montada à imagem e semelhança da direção subordinada ao PCdoB e PT para não discutir amplamente nas universidades a estratégia de apoio ao governo Lula e suas consequências desastrosas para a educação. A tarefa da vanguarda estudantil é a organização de um movimento de luta desde a base, nos CA´s e DCE´s para construí uma direção de luta e combativa para a UNE! Mãos à Obra e muita luta anticapitalista é o chamado da JB a esse 59º Congresso da UNE!

JUVENTUDE BOLCHEVIQUE