domingo, 9 de julho de 2023

PCO JUNTO COM OS RENTISTAS TUPINIQUINS, LATIFUNDIÁRIOS E A CASA BRANCA DEFENDE A EXTORSÃO TRIBUTÁRIA DOS TRABALHADORES: RUI PIMENTA CORROMPIDO “ATÉ O ÚLTIMO FIO DE CABELO” PELO GOVERNO BURGUÊS DE LULA&ALCKMIN! 

Parece inacreditável mas o PCO, representante da ala “esquerda” do LuloPetismo, está muito à direita até mesmo de reformistas como Milton Temer (PSOL) ou Maria Lúcia Fattorelli (Auditoria Cidadã) ao aplaudir entusiasticamente a “(contra) reforma tributária” do governo burguês de Lula&Alckmin, com o corrompido Rui Pimenta afirmando: “Muito embora não seja a total extinção dos tributos sobre salários e consumo (como defende o Partido da Causa Operária), dentro dos marcos do capitalismo, a reforma pode ser positiva, a depender de não permitir que a nova composição do Comitê Gestor torne-se uma espécie de Banco Central, ou seja, um órgão 100% burocrático, integralmente controlado pela burguesia para configurar-se um ariete contra um governo popular.” (DCO, 07/07). Como podemos ler, Pimenta defende a extorsão tributária dos trabalhadores junto com rentistas tupiniquins, latifundiários e a Casa Branca em favor dos banqueiros e grandes empresários pelo governo burguês de Lula&Alckmin, não denunciando esse monstruoso ataque a renda dos assalariados. 

O PCO, corrompido até “o último fio de cabelo” de Rui Pimenta, está à direita por exemplo do velho reformista Milton Temer (PSOL), que mesmo sendo eleitor de Lula saudou a abstenção dos 3 parlamentares do PSOL, declarando “Glauber Braga honra voto da esquerda, e me dá certeza, mais uma vez que, no covil parlamentar de Brasília, ainda existem os que realmente representam os interesses do povo trabalhador. Enfrenta a onda do senso comum alienado, ou acomodado que assola nomes também da esquerda, e desmistifica o obaoba em torno de uma proposta que, longe de ser Reforma Tributária, é de fato a consagração dos privilégios do grande capital financeiro”.

Sigamos analisando o patético artigo do PCO “Com brechas, Câmara aprova Reforma Tributária: Texto base prevê restituição para mais pobres no lugar de isenção, mas deixa buracos para golpes” cujo título dá o “tom” chapa branca da escandalosa posição de Rui Pimenta. Na verdade ao contrário do que apregoa o PCO, a Reforma Tributária de Lula perpetua um sistema em que só quem trabalha paga imposto e os bilionários são isentos. Trata-se de um plano tributário que busca otimizar os ganhos financeiros de grandes grupos econômicos, e em particular, o setor industrial parece ser o mais beneficiado, conforme expresso no manifesto da FIESP. Isso ocorre porque a simplificação dos impostos reduz a acumulação dentro da cadeia produtiva, aumentando os lucros desse setor empresarial. Não por acaso a FIESP publicou nota nos principais jornais do País, apoiando a Reforma de Lula: “Apoiamos com convicção essa causa porque ela é boa e necessária para o país. A aprovação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo, numa primeira etapa, tem o potencial de aumentar o produto interno bruto (PIB) em 12% a 20% em até 15 anos, segundo estudos disponíveis. Isso significa, em dinheiro de hoje, R$ 1,2 trilhão a mais circulando na economia. (“Fiesp faz manifesto em apoio à reforma tributária com assinatura de 138 entidades”, CNN, 5/7/2023).

Enquanto isso, Rui Pimenta nos brinda com a “piada” de mal gosto que “Para a população, há o aspecto positivo representado pela proposta de devolução do valor pago (“cashback”). Trata-se de um mecanismo em que os consumidores recebem de volta uma porcentagem do valor gasto em compras, de maneira a criar um estímulo adicional para o consumo, impulsionando o comércio e, consequentemente, a economia na totalidade”.

Como vemos trata-se um embuste, tanto que a também eleitora de Lula, a reformista Maria Lúcia Fattorelli, fundadora da Auditoria Dívida Cidadã, denunciou publicamente que “Setores como bancos, indústria e mineração parecem ser os principais beneficiados com as mudanças propostas. Por exemplo, a mineração e o agronegócio voltados para exportação não seriam afetados pelo novo imposto seletivo, apesar de serem atividades que causam impactos ambientais e à saúde das pessoas. O relator também inclui benefícios para esses setores, como a recuperação de créditos de tributos e isenções”. 

Não por acaso a “Febraban elogia aprovação e diz que reforma tributária é uma das prioridades da agenda econômica” (Valor Econômico, 08/07). Segundo seu presidente Isaac Sidney, “texto aprovado pela Câmara é fruto de amplo e profundo debate com diversos setores da sociedade, incluindo o bancário”.

O PCO, ao fazer rasgados elogios a Reforma tributária de Lula, ainda declara “Antigo anseio popular, a questão das heranças foi lembrada também, assim como o golpe para ser possível burlar a tributação. A redação da PEC aprovada incluiu a instituição do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), de forma progressiva, conforme o valor da herança ou da doação. A reforma, porém, prevê isenção do ITCMD sobre doações para instituições sem fins lucrativos “com finalidade de relevância pública e social, inclusive as organizações assistenciais e beneficentes de entidades religiosas e institutos científicos e tecnológicos”, o que claramente é uma brecha para que os super ricos formem ONGs e usem-nas para transmitir suas fortunas de maneira isenta.” Como vemos até Rui Pimenta não pode esconder que se trata apenas de um “truque” para enganar todos a “taxação das heranças”, mas como está na “folha de pagamento” do governo da Frente Ampla não denunciar que é um mecanismo elaborado pelo Palácio do Planalto em favor da burguesia e aplaudido pela Casa Branca!

O que levaria o PCO a não fazer qualquer denúncia desse famigerado roubo aos trabalhadores em favor dos rentistas tupiniquins, dos latifundiários, grandes empresários e o imperialismo? A resposta é simples: Rui Pimenta e seu séquito corrompido estão recebendo de setores da direção nacional do PT (como Paulo Pimenta e Gilberto Carvalho) que controlam verbas bilionárias do fundo partidário e do próprio governo federal uma “mesada” para apoiar as medidas draconianas neoliberais da gerência da frente ampla. Por isso não temos dúvida de reafirmar que Pimenta está corrompido até o "último fio de cabelo" pela gestão Lula&Alckmin!