terça-feira, 3 de março de 2020

8 DE MARÇO ANTIFASCISTA: MULHERES NA LUTA PARA COLOCAR ABAIXO O GOVERNO BOLSONARO/MOURÃO E PELA CONSTRUÇÃO DO PODER OPERÁRIO!


Neste dia 8 de Março estamos nas ruas em luta pelos direitos e conquistas da mulher trabalhadora e contra os ataques do governo Bolsonaro. Nós mulheres convocamos todos os trabalhadores a fazer desta data uma demonstração de combate ao neofascimo. O crescimento das tendências fascistas, com a convocatória de Bolsonaro para os atos de extrema-direita no dia 15/03, necessita de uma resposta urgente do movimento operário, das mulheres trabalhadoras de e suas organizações políticas. Não estamos falando de depositar o “voto na urna” nas eleições municipais de novembro sob a ilusão de que esse ato limitado as amarras da democracia burguesa fraudada possa barrar uma força social reacionária militante em ascensão. Essa vem crescendo desde as “Jornadas de Junho” de 2013 sequestradas pela direita, fortalecendo uma onda conservadora que levou ao golpe parlamentar contra Dilma em 2016 e garantiram a vitória de Bolsonaro em eleições completamente fraudadas e manipuladas. Nesse contexto vemos inúmeras vítimas nos últimos dias sendo alvo de ataques pelas mãos das hordas da extrema-direita sem que esboçássemos uma reação classista unificada à altura.


O fascismo é um regime social que se impõe com o esmagamento dos oprimidos, ele é um recurso extremo que a burguesia utiliza quando o proletariado sai a luta para defender suas conquistas. O governo Bolsonaro vem estimulando ainda mais estas tendências que estão crescendo no lastro da desmoralização política dos trabalhadores após os quatro mandados da gestão petista. É necessário compreender que a política de colaboração de classes do PT pavimentou o caminho para a ascensão da extrema-direita, patrocinando alianças com as oligarquias reacionárias, criminalizando os movimentos sociais, criando a Lei Antiterrorista para perseguir as organizações de esquerda, apoiando as ações da Justiça burguesa contra a luta dos trabalhadores. Nesse marco, deve-se ter claro que o consequente combate a escalada reacionária em curso será obra da ação organizada da classe operária e seus aliados, os camponeses pobres, a juventude plebeia e a pequena burguesia progressista, não passa por qualquer apoio eleitoral a Frente Popular e por ter ilusões no "poder do voto". Fica evidente que a organização da resistência não passar pelo chamado ao voto na Frente Popular e sim na preparação da luta direta por fora do circo eleitoral. Com o aguçamento da crise econômica e polarização político-social as lutas necessariamente vão ocorrer nas ruas, nos enfrentamentos entre as classes, na luta dos trabalhadores contra os ataques perpetrados pelo governo de plantão, que não vacilará em lançar seu aparato repressivo contra os explorados.

Neste 8 de Março lutemos por construir uma alternativa de poder operário e popular baseado na democracia operária dos trabalhadores em luta contra a direita e a Frente Popular! Convocamos o combate de classe ao governo Bolsonaro, a direita reacionária e fascistoide sem capitular a política venal e covarde da Frente Popular, cujo objetivo é amortecer a luta de classes para um terreno que a burguesia domina: o circo eleitoral! Nesse sentido, nas manifestações deste 8 de Março, nossa tarefa deve ter como eixo: Abaixo Bolsonaro! Construir a Greve Geral! Superar a política de colaboração de classes do PT e PSOL! Por uma alternativa de Poder Operário e Popular!

Uma forma consequente de enfrentar essa ofensiva do fascismo representado pelos bandos bolsonaristas é organizar a luta direta nas ruas, com a construção de grandes manifestações em todo o país no próprio dia 15/03 rumo a Greve Geral. Portanto, está mais do que na hora de contrapor-se e esmagar a onda fascista, com enfrentamento direto em uma jornada de manifestações de massas: engrossar esse dia mundial da mulher trabalhadora, as manifestações de 14.03 que marcam os dois anos do assassinato de Marielle Franco e próximo o 18 de março como um passo importante para construir a Greve Geral por tempo indeterminado!