quarta-feira, 4 de março de 2020

“SUPER TERÇA” DO PARTIDO DEMOCRATA: SANDERS VENCEU NA CALIFÓRNIA MAS BIDEN VIRA O JOGO COM TRIUNFO EM ESTADOS CONSERVADORES...


A “Super Terça” do Partido Democrata dos EUA mostrou que o ex-vice-presidente de Obama, Joe Biden, voltou à cena na corrida pela nomeação do Partido Democrata e desponta agora como um adversário “letal” aos planos do “socialista” Bernie Sanders conseguir a indicação da legenda para a disputa presidencial em novembro próximo. Dos 14 estados e um território em disputa ontem (03/03) Biden venceu nove, inclusive em estados nos quais se esperava vitória do senador de Vermont, Bernie Sanders, até o início desta semana, como Minnesota, Massachusetts e Texas.Sanders venceu no Colorado, Utah e Vermont, e levou o maior “troféu” das primárias, a Califórnia estado mais populoso em disputa, porém a margem total deste triunfo ainda é desconhecida para saber quem lidera hoje o controle dos delegados para a convenção nacional. Ainda com a apuração em andamento em alguns estados, as projeções indicam que Biden pode ter conquistado 399 delegados nesta Super Terça, contra 322 de Sanders. No total, o ex-vice presidente teria cerca 420 até agora, e o senador de Vermont, 400, o que coloca a corrida    Política “cabeça a cabeça”. Esta “virada” de Biden vem após resultados considerados como uma  “tempestade perfeita” a favor do ex-vice-presidente, depois de sua expressiva vitória na Carolina do Sul, ele foi beneficiado pelas desistências e endossos à sua candidatura por parte dos conservadores Pete Buttgieg e Amy Klobuchar. Mesmo contando com uma rede presencial menor que seus adversários, com escritórios em apenas cinco estados da Super Terça, Biden conquistou a maior parte dos chamados “votos tardios”, daqueles eleitores democratas que decidiram seu candidato mais proximamente à votação. 


Outro fator, político importante colaborou para a a “virada” de Biden, a “simpatia” geral da mídia corporativa , a mesma que rejeita Sanders por suas posições mais a esquerda, apesar de ser um antigo parlamentar que nunca confrontou-se com o establishment do Partido Democrata, uma das duas alas políticas do imperialismo ianque.O voto feminino tem sido um calcanhar de Aquiles para Sanders nas primárias de 2020, nas quatro primeiras prévias ele contou com menos apoio neste segmento da população do que entre o eleitorado masculino. Em função disso, muitos acreditam que a definição de uma possível vice poderia alterar a essa situação. Cogita-se que possa fazer uma composição com Elizabeth Warren, caso ela venha a desistir de sua candidatura no partido. As próximas prévias do Partido Democrata estão marcadas para 10 de março, e definirão quem realmente irá liderar a disputa contra o reacionário Trump, que espera de camarote quem será seu adversário pelo controle da Casa Branca.