quinta-feira, 2 de abril de 2020

MORTES NOS EUA: PANDEMIA DE CORONAVÍRUS AMEAÇA REELEIÇÃO DE TRUMP O “NEGACIONISTA” ARREPENDIDO...


O Coronavírus matou cerca de mil pessoas nos Estados Unidos na última terça-feira (31/03), o maior número de mortos desde o início da pandemia, enquanto quase 25.000 novos casos foram registrados, elevando o número total de infectados para mais de 200.000, o maior número de infectados do mundo. Em paralelo com a escala sem precedentes da infecção, sua velocidade é impressionante, em 10 de março, havia apenas 1.000 infecções por coronavírus nos Estados Unidos,três semanas depois, está chegando a 200 vezes esse nível. Em outras três semanas, 40 milhões de pessoas serão infectadas nos Estados Unidos. O número de mortos nos EUA (cerca de 5000)ainda não atingiu o nível da Itália ou Espanha , mas isso é apenas uma questão de dias. A oligarquia da Casa Branca continua suas projeções do número total de mortes em um cenário de "melhor caso", fixando o número em 240.000, com como o próprio Trump sugerindo que o total poderá ser o dobro.

A mídia corporativa americana e o reacionário governo Trump descrevem supostamente os esforços para combater o Coronavírus como uma guerra, onde as linhas de frente estão sendo traçadas em pronto-socorros e UTIs nos Estados Unidos, e especialmente na área metropolitana de Nova York, onde metade de todo o COVID-19 casos estão localizados. Mas nesta guerra, sob o incompetente "comandante em chefe" Trump, as tropas estão sendo enviadas para a batalha ao acaso, sem armas e em grande parte sem consideração por sua própria segurança. Os profissionais de saúde não possuem equipamento de proteção individual suficiente e estão sendo infectados e incapacitados a um ritmo alarmante, com muitas mortes.

Na Espanha, os profissionais de saúde foram responsáveis ​​por 14% dos casos do país, enquanto na Itália, 10%.  O mesmo processo está em andamento nos Estados Unidos.  A NPR informou que 345 funcionários dos quatro maiores hospitais de Boston deram positivo para o COVID-19.  Na cidade de Nova York, centenas de trabalhadores de saúde adoeceram. No Centro Médico Irving da Universidade Columbia, em Manhattan, 50% da equipe de terapia intensiva foi infectada. O resultado é que, além da escassez de quartos de hospital, leitos de UTI, máscaras e ventiladores, há uma crescente escassez de equipe médica que pode lidar com o crescente volume de pacientes que procuram atendimento médico.

Enquanto isso, hospitais e sistemas de saúde ameaçam médicos e enfermeiros que tornam públicas suas preocupações com as condições de trabalho. Um médico da sala de emergência, Dr. Ming Lin, no estado de Washington, foi demitido porque deu uma entrevista a um jornal queixando-se de equipamentos de proteção inadequados.  Ruth Schubert, porta-voz da Associação de Enfermeiras do Estado de Washington, disse à Bloomberg: "Os hospitais estão amordaçando enfermeiras e outros profissionais de saúde na tentativa de preservar sua imagem".

Em alguns casos, os governadores estaduais fizeram declarações que equivalem a uma confissão de falência.  Na CNN Live, o governador Larry Hogan, de Maryland, afirmou: “Todos estamos tentando fazer mais testes, mas esse é um ponto importante em testes, suprimentos e materiais, além de equipamentos de proteção individual e ventiladores.  Todo mundo na América sabe que não temos o suficiente dessas coisas ... e sem os testes, estamos realmente voando às cegas.  Estamos imaginando onde estão os surtos, quais são as taxas de infecção nos hospitais e as taxas de mortalidade”.

No entanto, a Casa Branca de Trump consegue combinar expressões idiotas de otimismo (em grande parte na forma de depoimentos à idiotice pessoal de Trump) com declarações cada vez mais sinistras de que o número de mortos nos Estados Unidos chegará a seis ou até sete milhões.

No último domingo, o consultor de saúde da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, disse que 100.000 a 200.000 mortes são um número médio que pode ser substancialmente reduzido se medidas apropriadas forem tomadas.  Na segunda-feira, a coordenadora de Coronavírus da Casa Branca, Dra. Deborah Birx, disse que agora 100.000 a 200.000 eram o melhor cenário se tudo corresse perfeitamente, enquanto o próprio Trump declarou que um número de mortos nessa faixa representaria "um bom trabalho". Dado que o número de mortos nos EUA na Segunda Guerra Mundial foi de 405.000, Trump está dizendo, de maneira sinuosa, que o número de mortos nos Estados Unidos pela pandemia do COVID-19 pode muito bem estar entre 400.000 e 600.000.

Em 12 de março, o Federal Reserve (FED) adicionou US $ 1,5 trilhão em liquidez aos sistemas bancários, expandindo massivamente empréstimos de curto prazo para os bancos, a fim de manter o mercado monetário estável e fornecer dinheiro aos bancos. Quando os mercados continuaram despencando em 15 de março, o Federal Reserve reduziu as taxas de juros em um ponto percentual para quase 0,00%. Os gestores “independentes” do FED também retomaram a flexibilização quantitativa comprando US $ 500 bilhões em títulos “podres” e US $ 200 bilhões em títulos lastreados em hipotecas. Em seguida, o Congresso aprovou uma lei de resgate de US $ 2,2 trilhões, cujo objetivo principal era fornecer ao Tesouro e ao Federal Reserve a autoridade necessária para resgatar os trustes imperialistas e o cassino de Wall Street. Comparando os esforços gigantescos e enérgicos para salvar os mercados com as ações insensatas, indiferentes e  incompetentes em relação à saúde pública, é fácil ver quais são as prioridades da aristocracia financeira ianque.

Mas há outra força social que se movimenta nesta crise, a classe trabalhadora. Os funcionários da Instacart, Amazon e Whole Foods iniciaram ações de greve contra o trabalho forçado em condições inseguras. Os trabalhadores da General Electric protestaram, exigindo que sua empresa começasse a produzir ventiladores pulmonares. Muitos outros trabalhadores estão se rebelando contra serem forçados a permanecer no trabalho sem equipamento de proteção. Na medida que a crise sanitária e econômica aumenta, a questão decisiva é que a classe trabalhadora desenvolva uma resposta política consciente.

O desastre da gerência de Trump, já ameaça sua reeleição, considerada anteriormente “tranquila”, o Partido Democrata tratou rapidamente de substituir o candidato de sua ala esquerda, Bernie Sanders, por um mais confiável ao mercado financeiro e oligopólios imperialistas no mundo. Joe Binden se apresenta para a burguesia como a transição segura de um governo de direita ao retorno para um centro obanista, que não por coincidência gerenciou a Casa Branca na crash financeiro de 2008. Ainda é cedo para saber se a catástrofe promovida por Trump colocará em risco o próprio calendário eleitoral deste ano, um fato anteriormente impensável para a suposta “maior democracia do mundo”. O proletariado norte-americano tem uma oportunidade histórica ímpar de superar esta crise apresentado um projeto socialista, de negação das duas variantes apresentadas pela burguesia, chegou a hora de afirmar a necessidade da revolução no coração do monstro imperialista!