quinta-feira, 1 de outubro de 2020

BOLSONARO INDICA KÁSSIO NUNES PARA O STF: UMA ESCOLHA AVALIZADA POR GILMAR MENDES E TOFOLLI PARA CONCILIAR OS INTERESSES DO REGIME GOLPISTA COM O CENTRÃO 

O nome do desembargador Kassio Nunes, do TRF-1, será oficialmente anunciado nesta sexta-feira (02/10) para a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal, confirmou Jair Bolsonaro. Kassio Nunes foi levado à casa de Gilmar Mendes e a presença também de Dias Tofolli para costurar o acordão. O nome de Nunes é uma articulação do Executivo com políticos do Centrão e setores que desejam ampliar a base de sustentação do governo diante da ofensiva da Famiglia Marinho e do próprio STF contra o clã miliciano, tentando inclusive um "diálogo" com a Frente Popular. Nunes é atual desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília. Antes de ser nomeado ainda precisa passar por sabatina no Senado Federal e ter o nome aprovado em plenário, pela maioria absoluta dos senadores. Celso de Mello comunicou à presidência do STF que vai antecipar sua aposentadoria em duas semanas e deixará o cargo no dia 13 de outubro como parte de um acordo para acomodar os interesses do Bonapartismo Judiciário junto ao Planalto.

Como Marxistas Revolucionários temos uma certeza inquebrantável: sabemos do caráter de classe do STF, a corte maior da burguesa do país está a serviço da classe dominante e do acordo com o Centrão para sustentar o regime golpista. Nesse sentido, a vanguarda classista deve denunciar o STF como serviçal dos grandes grupos econômicos capitalistas, alertando inclusive que os “ilustres” ministros desta instituição considerada o sustentáculo “ético” do atual regime na verdade tomam suas decisões em função das pugnas políticas existentes nas entranhas do poder republicano. 

Por isso declaramos a necessidade de não haver nenhuma ilusão nas instituições do regime político, no parlamento e no judiciário, ainda que setores da extrema direita criticarem que a indicação de Bolsonaro é de um homem supostamente ligado a "esquerda" quando na verdade a história tem mostrado que os ministros togados não passam de peões dos interesses do capital. Lutemos por construir uma alternativa de poder operário e popular baseado na democracia operária dos trabalhadores em luta contra a direita e a Frente Popular!