terça-feira, 21 de junho de 2022

MERCENÁRIOS ESTRANGEIROS CAPTURADOS NA GUERRA DA UCRÂNIA: TODOS SERÃO CONDENADOS À MORTE! 

O Ministério da Defesa da Rússia publicou uma grande quantidade de informações sobre mercenários estrangeiros que viajaram para a Ucrânia em fevereiro para lutar nas fileiras do exército ucraniano. Os europeus enviaram 4.866 mercenários, dos quais 1.250 morreram e 1.101 se retiraram da guerra e voltaram para casa. Eles eram os mais inteligentes. Dos 2.515 restantes, muitos foram capturados pelos russos. Nos relatórios russos, “eliminar” significa “morrer”. Se os russos incluem os cativos e os mortos no mesmo número, então o número total se refere aos que ainda estão no solo. O número de americanos, ou seja, canadenses e latino-americanos, é menor: 1.267, dos quais 530 são americanos. Destes, 214 morreram e 227 voltaram a si e se retiraram para os Estados Unidos. De acordo com a contagem russa, 89 americanos são mantidos em cativeiro ou ainda estão em combate.

Um dos americanos, um ex-fuzileiro naval, Grady Kurpasi, está morto. Os outros dois, Alex Drueke e Tai Ngoc Huyn, vulgo “Andy Win”, estão presos. "Andy" está preso desde março.

De acordo com seu registro de serviço, Kurpasi se alistou nos fuzileiros navais dos EUA após os ataques terroristas de 11 de setembro e teve quatro destacamentos durante seu serviço, três dos quais no Iraque. Foi um militar condecorado que recebeu três vezes a Medalha de Boa Conduta, três vezes a Medalha de Realização da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais, o Coração Púrpura, a Medalha do Serviço de Defesa Nacional e a Medalha Expedicionária da Guerra Mundial Contra o Terrorismo, entre outros prêmios.

Ele fazia parte do mesmo grupo que o cidadão britânico Andrew Hill, que foi capturado na mesma área e na mesma data. Mais tarde, ele confirmou que havia um certo “Grady” da América em seu grupo. É mais provável que seja Grady Kurpasi, que podemos assumir que está morto.

O seguinte caderno aparentemente pertencia a Andrew Hill e ele mantinha um registro de estrangeiros de sua unidade ucraniana que morreram. O nome de Grady está marcado nele.

Dois outros americanos, Alex e “Andy”, estão vivos. Seus comentários em vídeo devem ser tomados com cautela. Eles são cativos e podem não expressar seus verdadeiros pensamentos. No entanto, o que eles dizem reforça a visão russa de que o Ocidente está sendo enganado sobre a verdadeira situação na Ucrânia. Alex Drueke adverte outros ex-soldados americanos que pensam em ir para a Ucrânia para ficarem longe.

Tai Ngoc Huynh, conhecido como “Andy Win”, foi capturado no final de fevereiro ou março. Sabemos disso porque ele descreve temperaturas frias e diz que um soldado russo o cobriu com um cobertor para mantê-lo aquecido. Eu não acho que ele está inventando. Ele está descrevendo o caos dentro das forças ucranianas, o que é consistente com vídeos que mostram soldados ucranianos de 12 unidades diferentes se rebelando contra a incompetência e falta de apoio de seus comandantes.

Estrangeiros capturados não têm o direito de serem tratados como prisioneiros de guerra, de acordo com a Convenção de Genebra. Os russos os consideram mercenários. Dois britânicos já foram julgados e condenados à morte. A Rússia poderia tratar todos esses estrangeiros da mesma maneira. Eles estão agindo como os Estados Unidos fizeram quando capturaram os nazistas em roupas civis que se infiltraram na Flórida durante a Segunda Guerra Mundial. Foram executados.

Um vídeo mostra como os russos tratam um oficial de inteligência ucraniano uniformizado. O homem está ferido e recebeu tratamento médico de primeira classe no solo. Eles o enfaixaram, seu braço está em uma tipoia e ele foi injetado com analgésicos.

Os números fornecidos pelo Ministério da Defesa russo refletem uma coleção de informações muito profissional. Aparentemente, os russos obtiveram documentos ucranianos com os nomes e países de origem dos estrangeiros que entraram na guerra.