quarta-feira, 1 de junho de 2022

UCRÂNIA POPULAR: FORÇAS ANTIFASCISTAS LIBERTAM A CIDADE ESTRATÉGICA DE LUGANSK

Líder da República Popular de Lugansk afirma que forças da esquerda com apoio do exército russo libertaram Severodonetsk, e praticamente toda a região de Donetsk, passando ao controle das forças antifascistas. As tropas russas e de Lugansk já estão controlando a região central da cidade de Severodonetsk e os soldados ucranianos estão sem rota de fuga, revelam vídeos e informações do campo de batalha. Severodonetsk e Lisichansk são as últimas grandes cidades que faltam para que todo o território de Lugansk, que luta por autonomia diante dos ataques de limpeza étnica patrocinados pelo governo otanista de Kiev instalado com o golpe reacionário em 2014, seja libertado.

As duas cidades são separadas apenas pelo Rio Donets. Juntas, somam 200 mil habitantes. Uma gravação feita por soldados russos mostra que não há mais combates acontecendo nas ruas do centro da cidade. Na filmagem, que pode ser vista nas redes sociais, é possível identificar o Teatro Municipal de Severodonetsk e a praça que fica em frente a ele. Também é visto um centro esportivo. Essas construções ficam bem no centro da cidade, entre a Avenida Central e a Avenida Himikiv, as maiores de Severodonetsk. Os prédios aparecem praticamente intactos, apesar do governo de Kiev alegar que 90% da cidade foi destruída pela ofensiva russa.

Segundo a TV Zvezda, que ouviu oficiais russos e de Lugansk sobre a situação na cidade, algumas unidades já chegaram à Prefeitura de Severodonetsk. O governador da Chechênia, que faz parte da Federação russa, Ramzan Kadyrov, falou pelas redes sociais que toda a zona urbana já foi controlada. O oficial do exército e representante da República Popular de Lugansk, Andrey Marochko, afirmou que as pontes que ligam Severodonetsk e Lisichansk estão destruídas ou incapazes de transportar veículos pesados, impedindo que os ucranianos recuem.“Os caminhos de retirada das tropas ucranianas estão cortados, pois há três pontes sobre as quais eles podem sair. Uma ponte foi destruída, a segunda não suportará absolutamente nenhum equipamento, porque está em ruínas, e nossas forças controlam a Ponte Proletária”, afirmou a liderança popular.

Os russos e militares de Lugansk estão lançando panfletos sobre as áreas com soldados ucranianos, orientando-os a se renderem por conta do cerco que foi formado. A Zvezda informou que alguns grupos de soldados ucranianos já começaram a recuar para Lisichansk a pé ou a se render. Os vídeos gravados dentro de Severodonetsk ainda mostram moradores cumprimentando e agradecendo os soldados russos e de Lugansk por terem libertado a cidade do governo neofascista ucraniano, que os reprime e ataca há oito anos. Os Marxistas Leninistas apoiam a incondicionalmente a ofensiva militar para derrotar o regime de Kiev, títere do imperialismo ianque.