segunda-feira, 20 de junho de 2022

PETRO AGRADECE A BURGUESIA PELA VITÓRIA: “NÓS VAMOS DESENVOLVER O CAPITALISMO NA COLÔMBIA”

No seu discurso da vitória, o socialdemocrata Gustavo Petro, presidente eleito da Colômbia, ratificou sua proposta de realizar um acordo nacional burguês com as diferentes linhas políticas do país, incluindo a extrema direita, um pacto da classe dominante de “reconciliação nacional”. Ele declarou “Foi uma campanha de mentiras e medo, que iríamos expropriar os colombianos, destruir a propriedade privada. Nós vamos desenvolver o capitalismo na Colômbia. Não porque o adoramos, mas porque primeiro temos que superar a pré-modernidade”, disse à multidão que celebrava sua vitória. Dias antes ele havia afirmado “Se eu ganhar as eleições, vou pedir um grande acordo nacional com uma arquitetura baseada em diálogos regionais vinculantes. E, sem dúvida, toda essa liderança do centro, e mesmo Álvaro Uribe ou aqueles que designarem, serão convocados para o diálogo que o presidente convocará em busca das reformas.”

Petro convidou Hernández e Uribe para que o visitem na Presidência, chamada de 'Casa de Nariño'. "Fazer a paz na Colômbia significa que os mais de dez milhões de eleitores de Hernández são bem-vindos. Não vamos trabalhar destruindo o opositor. Todos serão 'benvindos' para dialogar no palácio presidencial", disse Petro. 

Ele cinicamente defende como sua política de conciliação de classes que somente através "do diálogo, do amor e sem ódio e vingança" será possível realizar as reformas que o capitalismo necessita, negando assim a luta de classes. 

Petro pretende implementar a pauta de Davos e das grandes corporaçõees, desacelerar a produção de petróleo e de carvão e ampliar as energias limpas. Este promete ser um dos grandes debates da Colômbia na era Petro-Francia e que já está sendo acompanhado com atenção pelos investidores e mercados financeiros. 

A eles, o presidente também tem dito que as mudanças serão feitas através do diálogo e "não expropriará empresas" e "respeitará a Constituição". Petro tem dito que não é de esquerda, mas que sua política é "política da vida". Ele diz que é capitalista, mas com a consciência da importância dos cuidados com o meio ambiente e os efeitos do clima.

Lula foi ao Twitter celebrar a vitória de Gustavo Petro na Colômbia. “Felicito calorosamente os companheiros Gustavo Petro, Francia Márquez Mina [vice] e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina”, escreveu o petista. 

Lula assim como Petro são os escolhidos pela governa global do capital financeiro para gerenciar os governos na Colômbia e futuramente no Brasil, assim como fazem Boric e Arce.