quarta-feira, 15 de junho de 2022

TERROR SANITÁRIO PERMANENTE:OMS FAZ REUNIÃO PARA AVALIAR DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA INTERNACIONAL POR “VARÍOLA DOS MACACOS” 

“O surto global de varíola é claramente incomum e preocupante", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, um verdadeiro porta-voz da Big Pharma interessado em gerar terror sanitário e engordar os lucros das grandes farmacêuticas. A OMS registrou, até agora este ano, mais de 1.600 casos confirmados e quase 1.500 casos suspeitos de varíola em 39 países. Tedros convocou nesta terça-feira uma comissão de emergência para avaliar o surto de varíola que ocorreu em vários países e determinar se constitui ou não uma emergência sanitária de interesse internacional.

Segundo a entidade, este ano foram mais de 1.600 infeções confirmadas e cerca de 1.500 casos suspeitos em 39 países, dos quais sete são onde a doença costuma ocorrer e 32 novos. “Até agora este ano, 72 mortes foram relatadas em países anteriormente afetados, nenhuma morte foi relatada nos países recentemente afetados, embora as notícias do Brasil de uma morte relacionada à varíola dos macacos ainda estejam sendo verificadas”, precisou.

O responsável assegurou que a agência colabora com os países para travar a propagação da doença com ferramentas de saúde pública, incluindo vigilância, rastreio de contactos e isolamento de doentes infetados.

Além disso, destacou que a organização de saúde coopera com os Estados membros para desenvolver um mecanismo que contribua para o acesso justo a vacinas e tratamentos. “Publicamos orientações provisórias sobre o uso de vacinas contra a varíola, a vacinação em massa contra a varíola não é recomendada, embora se espere que as vacinas contra a varíola forneçam alguma proteção, há dados clínicos limitados e oferta limitada”, detalhou a OMS.