domingo, 19 de junho de 2022

OTAN DECLARA... ESQUERDA DOMESTICADA APLAUDE: “RÚSSIA É UMA AMEAÇA A NOSSA SEGURANÇA ESTRATÉGICA”

Os participantes da próxima cúpula da OTAN em Madri, que ocorrerá no final de junho, declararão que a Rússia é "uma ameaça à paz e à estabilidade" no novo Conceito Estratégico da Aliança que deverá ser adotado na cúpula, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. O Conceito Estratégico da Aliança é o documento-chave do bloco, no qual os países-membros reafirmam os valores e o objetivo da OTAN, fornecem uma avaliação coletiva do ambiente de segurança, definem desafios de segurança e medidas para os enfrentar, delineando orientações para o futuro desenvolvimento político e militar da Aliança. A esquerda domestica que defende a Ucrânia na guerra contra a Rússia aplaude a decisão da OTAN como "civilizatória".

"Declararemos que a Rússia não é mais um parceiro, mas uma ameaça à nossa segurança, à paz e à estabilidade", disse Stoltenberg em uma entrevista ao jornal alemão Bild.

De acordo com ele, o novo conceito estratégico da OTAN também mencionará a China, cuja ascensão é um desafio aos interesses, valores e segurança do bloco.

Em 26 de maio, Stoltenberg anunciou que a nova estratégia da OTAN não consideraria a Rússia como um parceiro estratégico. Moscou é designada como parceiro estratégico na atual estratégia da Aliança adotada em 2010.

Moscou tem repetidamente afirmado que a OTAN é uma aliança que visa o confronto. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse no início de abril que a expansão do bloco para leste é de natureza agressiva e não tornará a Europa mais segura.