quarta-feira, 29 de junho de 2022

CÚPULA DA OTAN EM MADRI: BIDEN ANUNCIA REFORÇOS DA PRESENÇA MILITAR NORTE-AMERICANA EM TODA EUROPA... ALVO CENTRAL DO IMPERIALISMO IANQUE É A RÚSSIA

O carniceiro Democrata Biden anunciou nesta quarta-feira que vai reforçar a presença militar norte-americana em toda a Europa para que a OTAN possa responder a ameaças "vindas de todas as direções e em todas as áreas". Biden indicou, durante a cúpula que ocorre em Madri, que os Estados Unidos vão "fortalecer a sua posição militar" em Espanha, na Polônia, na Romênia, nos Estados bálticos, no Reino Unido, na Alemanha e em Itália.

A medida visa ajudar a Organização do Tratado do Atlântico Norte a "responder às ameaças vindas de todas as direções e em todas as áreas: terrestre, aérea e marítima", explicou o Presidente dos EUA.

O principal conselheiro diplomático e militar de Joe Biden, Jake Sullivan, avançou na terça-feira que os Estados Unidos iam fazer "anúncios específicos" sobre "novos compromissos militares em terra, mar e ar a longo prazo na Europa", em particular no leste do continente.

Sullivan referiu ainda que um "certo número de países" da Aliança Atlântica também "prometeram aumentar as suas contribuições em matéria de defesa no flanco leste" da Europa contra a Rússia.

O conselheiro acrescentou que Biden ia comunicar oficialmente ao chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, um aumento dos navios de guerra na base naval de Rota [sul de Espanha] de quatro para seis, com o objetivo de reforçar a presença militar do seu país e da OTAN nesta zona.

O secretário-geral da OTAN anunciou hoje que as forças de reação rápida irão aumentar dos atuais 40 mil efetivos para 300 mil até ao próximo ano e serão distribuídas pelos países do leste da Europa.

No Reino Unido, os EUA aumentarão o número de aviões caças-bombardeiros de quinta geração, os mais sofisticados que existem atualmente, para a Alemanha enviarão, entre outros reforços, uma brigada de engenharia com 625 militares, e em Itália serão colocados uma bateria de defesas antiaéreas e 65 militares.