segunda-feira, 27 de junho de 2022

“OTAN ASIÁTICA”: COREIA DO NORTE  VAI INCREMENTAR DEFESA MILITAR DIANTE DE NOVA PROVOCAÇÃO DO IMPERIALISMO IANQUE E ALIADOS

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte criticou neste domingo a política dos EUA na Ásia, dizendo que Washington está tentando criar uma aliança semelhante à Otan na região."Enquanto conduzem descaradamente exercícios militares conjuntos com o Japão e a Coreia do Sul, os EUA estão fazendo um movimento real para estabelecer uma Otan no estilo asiático", disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte em comunicado, coletado  pela Reuters.

No comunicado, Pyongyang destacou a importância dos recentes exercícios militares conjuntos dos EUA com o Japão e a Coreia do Sul , dizendo que os exercícios demonstram "a hipocrisia da retórica dos EUA de 'engajamento diplomático' e 'diálogo sem pré-condições'".

"Ao mesmo tempo, eles revelam novamente que não há mudança na ambição dos EUA de derrubar nosso sistema pela força", acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

"A realidade [...] nos faz sentir a necessidade de fazer todos os esforços para desenvolver um poder ainda mais forte a fim de subjugar todos os tipos de atos hostis dos EUA", concluiu o ministério norte-coreano.

Em maio, o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol e seu colega norte-americano Joe Biden  concordaram em  enviar mais armas dos EUA para deter Pyongyang, se necessário. No início de junho, o ministro da Defesa sul-coreano, Lee Jong-sup, afirmou que Seul estava disposta a manter conversas com o Japão para "normalizar a cooperação bilateral de segurança", apesar das disputas históricas, militares e territoriais entre os dois países.

Enquanto isso, na última sexta-feira Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia, Estados Unidos e Japão anunciaram a criação de uma nova aliança na região do Pacífico chamada 'Partners in the Blue Pacific' (PBP, na sigla em inglês).