quinta-feira, 30 de junho de 2022

EM MEIO A ALTA DE PREÇOS NO PAÍS... RESERVA DE PETRÓLEO DOS EUA CAI PARA NÍVEIS MAIS BAIXOS DESDE A DÉCADA DE 1980

A Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, na sigla em inglês), que é o estoque de petróleo bruto mantido pelo Departamento de Energia dos EUA para uso em situações de emergência, caiu para níveis não registrados desde 1985, indicam dados do departamento. De acordo com as informações que contêm os volumes de até 24 de junho de 2022, a reserva estratégica tem um total de aproximadamente 497,9 milhões de barris.

Aponta-se também que as reservas vêm diminuindo nos seis meses consecutivos, baixando em 5,4 milhões, 9,4 milhões e 13,4 milhões de barris nos primeiros meses do ano, e descendo em 18,4 milhões, 24,1 milhões e 25,2 milhões de barris em abril, maio e junho, respectivamente.

Segundo os registros da Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA, na sigla em inglês), a última vez que a SPR caiu para níveis inferiores a 500 milhões de barris foi em 1985.

A EIA estima que os EUA consomem cerca de 19,78 milhões de barris de petróleo por dia, o que significa que atualmente o país tem petróleo suficiente para 25,17 dias se por qualquer motivo a produção e importações de petróleo forem interrompidas. 

Em janeiro deste ano, a administração Biden liberou 13 milhões de barris da reserva, e em março, citando a emergência energética, o presidente anunciou um plano para liberar um milhão de barris por dia por um período de seis meses, o que significa que as reservas podem diminuir para 400 milhões de barris, podendo deixar a SPR nos níveis mais baixos desde 1983, com a esperança de que os produtores norte-americanos de petróleo aumentem a produção e, assim, reduzam os preços.

Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, os países ocidentais e seus aliados lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou, que teve um forte efeito negativo sobre as economias dos países que introduziram as restrições, levando a um aumento significativo dos preços da gasolina, entre outras coisas.

Enquanto isso, o preço do combustível nos EUA ultrapassou US$ 1,32 (cerca de R$ 6,67) por litro pela primeira vez na semana passada em meio à crescente inflação.