quinta-feira, 23 de junho de 2022

ASSESSOR DE ZELENSKY DECLARA: “UCRÂNIA JÁ É MEMBRO ‘DE FATO’ DA OTAN”

A Ucrânia já é um membro "de fato" da Otan, disse Alexei Arestovich, conselheiro do chefe do Gabinete Presidencial da Ucrânia, em entrevista. "Fizemos outra jogada com o cavalo", disse Arestovich, acrescentando que a Ucrânia se tornou o 13º país a fazer parte da iniciativa Três Mares. "É o acesso ao dinheiro, ao transporte, à segurança marítima, à infraestrutura. E os 12 países de Três Mares são membros da UE. Isso é quase metade dos países da União Europeia. Isso significa que nossa integração com a UE foi muito além do que todos atualmente estimam", argumentou. Além disso, Arestovich destacou que o status de candidato à entrada na União Europeia, que pode ser concedido à Ucrânia já nesta semana, "não é algo formal", mas dá "acesso a programas e dinheiro da UE". "Você tem que entender que somos membros de fato da OTAN", enfatizou o conselheiro presidencial ucraniano. 

A Ucrânia já tem a aprovação da Comissão Europeia, que na sexta-feira passada  recomendou  conceder-lhe o estatuto de candidato, quase quatro meses depois de Zelensky ter  assinado  o pedido de adesão. Agora, Kyiv aguarda a aprovação de todos os estados da UE, necessária para que o país se torne candidato à adesão, uma decisão que os países membros planejam abordar na cúpula da UE nos dias 23 e 24 de junho.

A organização Three Seas, fundada em 2016 pela Polônia e pela Croácia, reúne 12 países localizados entre o Mar Báltico, o Mar Adriático e o Mar Negro. Seu número de membros atinge quase metade da UE, que agrupa 27 estados. O presidente polonês Andrzej Duda anunciou na terça-feira que a Three Seas havia criado um status especial de "associação participativa" para a Ucrânia.