quarta-feira, 1 de junho de 2022

BIDEN ENVIA MÍSSEIS QUE PODEM ATINGIR MOSCOU À UCRÂNIA: RÚSSIA DENUNCIA QUE CASA BRANCA QUER PROLONGAR AO MÁXIMO A GUERRA

O Kremlin acusou o governo dos Estados Unidos de prolongar a guerra na Ucrânia após o anúncio da entrega de mísseis norte-americanos ao governo fantoche da OTAN no país. "Nós acreditamos que os Estados Unidos jogam lenha na fogueira de maneira deliberada (...) As entregas (de armas) não encorajam as autoridades ucranianas a retomar as negociações de paz", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Durante a entrevista coletiva, Peskov também falou sobre a utilização de tais armas. Segundo ele, a Rússia não confia plenamente na Ucrânia quanto ao uso dos mísseis. Os EUA disseram que os armamentos enviados são apenas para defesa interna e que não têm potencial para atingir o território russo.

Durante esta segunda-feira, o presidente Biden anunciou o envio de novos armamentos para a Ucrânia. Entre eles, se destacou o M142 HIMARS, o mais poderoso já enviado desde o início da guerra. Se trata de um caminhão capaz de transportar até seis mísseis. Ele pode ser utilizado como uma forma de atacar, mas é quase sempre uma ferramenta de defesa, uma vez que os projéteis atingem grande distância (300km) e permitem a segurança dos militares. Outra arma enviada foram os M777 Hovitzer, unidades de artilharia que também têm alcance limitado (até 40km).