quinta-feira, 23 de junho de 2022

PCB COMEMORA VITÓRIA DO SOCIAL-DEMOCRATA GUSTAVO PETRO NA COLÔMBIA... AMANHÃ VAI FESTEJAR A ELEIÇÃO DA CANDIDATURA BURGUESA DE LULA NO BRASIL

Uma verdadeira frente ampla burguesa mundial formou-se para saldar a vitória do social-democrata Gustavo Petro na Colômbia. Biden, Macron, Lula, PT, PSOL, PCB... todos em coro uníssimo declararam a importância da derrota do direitista Rodolfo Hernandez, demonstrando que a política da governança global do capital financeiro é apostar suas fichas na esquerda burguesa. O PCB em especial declarou que “A Vitória eleitoral é resultado das mobilizações populares” (21.06). Nada mais falso! A rebelião popular foi sufocada e desviada pela Social Democracia comanda por Petro na Colômbia com o apoio da Casa Branca, tanto que Petro declarou que “Vou desenvolver o capitalismo na Colômbia” no que foi saudado pela Casa Branca. O PCB festeja hoje a vitória do social-democrata na Colômbia, amanhã vai comemorar a eleição de Lula no Brasil.

O PCB declara “Trata-se de uma importante vitória contra a classe dominante colombiana”. Nada disso, sua vitória em um país no continente que é aliado carnal da OTAN até então governado pela extrema-direita (Iván Duque) é uma prova evidente que ele ganhou com o apoio decisivo da governança global do capital financeiro. Assim como Boric no Chile, ele será um peão fiel do imperialismo ianque na América Latina, na medida que Biden é o “gerente geral” da nova ordem mundial capitalista que aposta suas fichas nos gerentes servis da esquerda burguesa, como será Lula no Brasil.   

O ex-“Partidão” ainda declara “O PCB faz votos de que a vitória eleitoral de Gustavo Petro e Francia Márquez possibilite condições superiores de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras por conquistas fundamentais em direitos democráticos, políticos e econômicos, como o fim do alinhamento imediato ao imperialismo estadunidense, a implementação dos Acordos de Paz, o desmonte do aparato policial repressivo, a melhoria efetiva das condições de vida do povo, permitindo uma ação mais livre dos movimentos sociais e o protagonismo político do proletariado, das mulheres, dos povos indígenas e afrodescendentes, abrindo caminho para um período de ofensiva da classe trabalhadora.” Não há dúvidas que trata-se de um programa social-democrata que agrada a Casa Branca, como foram os acordos de paz que dizimaram a resistência armada, mantando milhares de ex-guerrilheiros.

A Casa Branca não disfarçou sua simpatia política pelo reformista Petro, seguindo a atual linha programática da governança global do capital financeiro, no sentido de “empoderar” internacionalmente a esquerda domesticada (Lula, Boric, Arce) para a gerência da grave crise capitalista, que já se faz presente e ameaça se intensificar ao ponto da eclosão de uma nova Guerra Mundial. 

Petro promete liderar um governo de “reformas” com ênfase no “cuidado com o meio ambiente”, a chamada farsa do “capitalismo verde”. Sua proposta econômica neoliberal pretende deixar progressivamente a dependência do petróleo e do carvão e impulsionar a produção de alimentos através do agronegócio (comodities para a exportação), além de reforçar o “conhecimento virtual”, ou seja, a burla do “ensino a distância”. Todas essas medidas estão em sintonia com os ditames do Fórum de Davos. São essas as razões que fizeram Petro ser o escolhido pelos representantes do grande capital!