segunda-feira, 27 de junho de 2022

TRAIÇÃO EM CURSO: CONAIE BUSCA ACORDO COM GOVERNO NEOLIBERAL DE LASSO PARA POR UM FIM ÀS MOBILIZAÇÕES POPULARES

A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) e outros grupos atuantes nos protestos sociais que tomaram o país aceitaram nesta segunda-feira, 27, o convite para se reunirem com o governo neoliberal de Lasso justamente quando o canalha pró-imperialista estava completamente frágil e encurralado inclusive pelo parlamento burguês que tinha como pauta o impeachment, com setores da classe dominante buscando construir uma alternativa institucional nas alturas para a crise em curso. Essa política vergonhosa da CONAIE demonstra os limites desta direção de conciliadora. 

As manifestações contra o governo Guillermo Lasso e o elevado custo de vida estão no 15º dia. Em sua conta no Twitter, a Conaie informou que o encontro "com os cinco poderes do Estado" acontece desde as 14h, mas não especificou mais detalhes além de pedir que suas bases sigam "em vigília." 

Esta reunião acontece depois que o governo e as lideranças do movimento indígena tiveram um primeiro contato no sábado, e depois que ambas as partes fizeram gestos para diminuir a tensão de um conflito que, segundo organizações de direitos humanos, registra 5 mortes e mais de 200 feridos.