sábado, 10 de outubro de 2020

CORÉIA DO NORTE REALIZOU “MONUMENTAL” DESFILE MILITAR: UM ESTADO OPERÁRIO, DIRIGIDO POR UMA BUROCRACIA STALINOMAOISTA, MAS QUE DEVE SER DEFENDIDO PELOS TROTSKYSTAS E MOVIMENTO OPERÁRIO INTERNACIONAL DIANTE DA AMEAÇA IMPERIALISTA 

A Coreia do Norte apresentou neste sábado (10/10) seus mais recentes desenvolvimentos militares no enorme desfile que marcou o 75º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores (stalinomaoista) no controle do Estado Operário burocrático. O país liderado pela “dinastia socialista” de Kim Jong-un, exibiu durante o desfile militar organizado na capital Pyongyang, o que analistas bélicos internacionais disseram ser um novo míssil balístico intercontinental (ICBM, na siga em inglês).

As imagens exibidas na televisão estatal norte-coreana mostraram um ICBM em um veículo transportador com pelo menos 22 rodas, maior do que qualquer coisa anteriormente exibida pelo país. Esta foi a primeira vez desde 2018 que a Coreia do Norte exibiu publicamente o ICBM em um desfile militar. Pyongyang também mostrou pela primeira vez sua versão do míssil balístico de curto alcance russo Iskander. 

Em discurso durante a parada militar, o dirigente norte-coreano Kim Jong-un afirmou que estava grato por "nenhuma pessoa" ter contraído o novo coronavírus no país. Uma clara alusão critica a política da OMS, que se caracterizou no mundo todo, como um mero “braço sanitário” do capital financeiro e dos grandes rentistas, no sentido de sequestrar o pouco que ainda restou da exígua autonomia dos Estados nacionais. 

Os Trotskistas não estabelecem nenhum fetiche do caráter contrarrevolucionário da burocracia norte-coreana, ao contrário do que afirmou recentemente uma das “cepas” mais degenerados do Marxismo, o PCO, a “dinastia socialista” de Jong-un não seguiu programaticamente a “Revolução Permanente”, Kim e seus antecessores não defendem a revolução internacional como estratégia política para superar o imperialismo, muito pelo contrário! O Sr. Pimenta tentou apresentar uma falsa oposição ente o stalinismo soviético e a burocracia norte-coreana, como sendo a versão asiática do “socialismo em um só país” mais progressista e revolucionária do que o “velho tradicional” stalinismo. 

Entretanto, objetivamente assim como Stalin na Segunda Guerra, foi a liderança burocrática do PT norte-coreano, que obteve uma vitória parcial sobre a tentativa guerreirista do imperialismo ianque em liquidar o país, e no bojo as próprias conquistas históricas do Estado Operário. Por esta razão, consequente no legado programático do Trotskismo, estamos na linha de frente na trincheira da defesa incondicional do Estado Operário norte-coreano, sem no entanto esconder o caráter contrarrevolucionário da burocracia dirigente, combatendo no próprio campo de classe pela revolução política na península asiática.